ACÚSTICA: CONFIRA SOLUÇÕES PARA CENTROS CULTURAIS E DE LAZER

Centro culturais e de lazer são locais dinâmicos e com grande circulação de pessoas. Neste caso, esse tipo de ambiente oferece muitas atividades que envolvem muitas pessoas e acomodam diferentes tipos e manifestações culturais, como por exemplo: Salas de exposições, teatros e áreas para oferecer oficinas e aulas, bibliotecas e locais para práticas de esporte.

Em complexos como Sescs, por exemplo, é possível identificar que em um mesmo local é possível realizar mais de quarenta atividades voltadas para área de lazer, cultura e esporte. Para que nenhuma atividade interfira em outra, o tratamento acústico pode ser a solução perfeita para um ambiente mais silencioso e sem barulhos externos que atrapalhem outras atividades.

Confira algumas soluções que podem tornar o seu projeto com um melhor desempenho acústico:

Forros minerais com aspecto monolítico 

Esse sistema combina a superfície visualmente clean, sem perfis aparente, com a capacidade de atenuar ruídos. Um critério importante na hora de avaliar esse material é a resistência mecânica, que varia em função da densidade e da compactação do produto. O método de instalação e manutenção é fácil e seu desempenho perante o fogo são outros fatores a serem levados em conta na escolha desse tipo de forro.

Forros e revestimentos de madeira 

Produzidos com chapas de MDF, atribuem sofisticação aos ambientes e tornam os espaços informais mais aconchegantes. Segundo o arquiteto e urbanista Nepomuceno “A madeira é associada à qualidade acústica, muito possivelmente por uma relação com instrumentos musicais como violinos e violas”. Segundo o profissional, em áreas dedicadas à música, estúdios de gravação e teatros, os acabamentos em madeira são quase que imbatíveis em termos de aceitação.

Placas acústicas 

Com alta capacidade de absorver ruídos, podem apresentar diferentes graus de desempenho em função de sua espessura. “As placas Sonex illtec têm como características importantes não reduzir o pé-direito, ter simples instalação e apresentar comportamento resistente ao fogo comprovado”, segundo Nepomuceno.