Dia Mundial da Água: Sistema construtivo usa 8 vezes menos água do que a alvenaria

Para celebrar o Dia Mundial da Água, 22/03, é importante lembrar que a água é um recurso finito, daí a importância de preservá-lo e usá-lo de maneira racional. Na construção civil é possível reduzir significativamente o consumo de água investindo em projetos em light steel frame com placas cimentícias para uso externo e painéis de fachada e uso de drywall para paredes, forros e revestimentos internos. Esse sistema construtivo está entre as soluções mais tecnológicas, econômicas e sustentáveis disponíveis atualmente, que utiliza oito vezes menos água do que a alvenaria.

IMG_0690_post

Enquanto uma obra feita com tijolos e argamassa consome oito litros de água por metro quadrado, uma construção com placas cimentícias e drywall usa apenas um litro de água por metro quadrado. Além de reduzir o consumo de água, esses produtos ainda eliminam diversas etapas da construção como chapisco e reboco.

IMG_9801_post

Também vale destacar que além de economizar água, usar placas cimentícias e drywall significa menos desperdício de materiais, economia de energia e gastos com logística. O desperdício na recepção e armazenamento de matérias-primas fica em torno de 1%, e da alvenaria chega a 3%. A perda no processo de aplicação do drywall ou placas cimentícias é de 5%, enquanto que na alvenaria tradicional chega a 17%.