Dicas para remover manchas do piso laminado e do carpete após a festa da firma

Está aberta a temporada de confraternizações nas empresas. Como muitas das festas são realizadas dentro do ambiente corporativo, fica praticamente inviável evitar que bebidas ou migalhas de comida sujem o chão. No caso de revestimentos como piso laminado e carpete, é preciso ter cuidado ao remover certas manchas e sujeiras, pois um produto ou ferramenta usada de maneira imprópria pode danificar o revestimento para sempre. Por isso, reunimos dicas importantes para remover as manchas mais comuns que costumam surgir durante e após a “festa da firma”.

vinho

Piso laminado

Se possível, limpe o piso laminado imediatamente após identificar a sujeira. Tente sempre remover a sujeira com um papel toalha, um pano macio ou usar um aspirador de pó. Quanto mais rápida for a limpeza, mais garantido é o resultado.

A dupla detergente e álcool é a mistura mais recomendada para a remoção de manchas como:

Graxa de sapato – use detergente e álcool
Suco de uva/Vinho – use detergente e álcool
Café – use detergente e álcool
Refrigerante – use detergente e álcool
Batom – use detergente e álcool

Carpete
Os carpetes também exigem agilidade na remoção de manchas e sujeiras. Com ações simples e produtos acessíveis é possível recuperar a beleza desse revestimento.

Antes de qualquer coisa é importante conhecer o tipo de fio que compõe o revestimento. Por exemplo, se o carpete for à prova de manchas, uma mistura simples de água sanitária e água comum resolve facilmente.

Molho de tomate – mistura de 50% de água sanitária e 50% de água comum

Café ou vinho – Não esfregue! Absorva o excesso com papel toalha. Prepare em um borrifador a mistura de 50% água e 50% água sanitária e aplique diretamente na mancha e seque com papel toalha sem esfregar. Repita essa operação até que a mancha desapareça.

Poeira ou cinza de cigarro – uma boa aspiração resolve

Comida – remova o máximo possível do material derramado. Raspe cuidadosamente o excesso, aspire se for sólido ou absorva com papel toalha branco no caso de manchas úmidas. Misture uma parte de vinagre branco para duas partes de água e passe essa solução com uma esponja. Seque com um pano limpo e seco e passe uma esponja com água limpa para enxaguar. Repita o procedimento até a mancha ser removida.

Nunca esfregue uma mancha, ela pode aumentar e danificar ainda mais o carpete e evite água em excesso. Se todas essas ações não removeram a mancha, providencie uma limpeza profissional, com empresas especializadas.