NOVEMBRO AZUL – CUIDAR DA SAÚDE TAMBÉM É COISA DE HOMEM

O Novembro Azul é o mês marcado pelo movimento mundial contra o câncer de próstata. Em todo o mês, é reforçada a importância da prevenção e do diagnóstico, pois é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vitimas são homens com idade a partir de 50 anos, além disso, se na família que conter algum histórico de câncer de próstata a probabilidade se torna maior.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

É importante que o exame seja feito uma vez no ano vai verificar se ocorreu alguma alteração especifica na próstata, o resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e o surgimento do câncer de próstata. Apesar de todo o esforço da campanha, ainda é muito comum o preconceito sobre o exame para detecção do câncer de próstata – o tão temido exame de toque. O toque retal é um procedimento rápido, que dura segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem. Ele deve ser realizado porque o antígeno prostático específico (PSA) não é eficaz sozinho na hora de detectar o câncer de próstata.

Em todo o mês de Novembro, as unidades da RC reforçaram a importância de se cuidar e realizar o exame. Além disso, tivemos informativos durante todo o mês com informações importantes para os homens e tivemos o dia do azul, para marcar a causa. Confira as fotos do nosso dia do azul e lembre-se: Homem que se cuida tem atitude. Valorize a sua vida!

Unidade da RC de Campinas 

 

 

UNIDADE BRASÍLIA 

UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE