PREPARANDO PARA NÃO PARAR – ADRIANO CARDOSO

Enquanto as próximas provas não chegam, o atleta Adriano Cardoso foca em treinos e alimentação saudável para estar 100% preparado para a sua próxima prova que acontece no dia 2 de junho, com uma rotina de treinos de preparo físico e psicológico o atleta se manter ativo para suas próximas provas.

Na segunda feira (06/05), Adriano iniciou um bloco de 4 semanas de treinos definidos por ele e o seu treinador Julio Treinar Fitness, que será um treinamento de 14 horas semanais e em média 280km cada semana e 3.000 metros, dando um total de 56 horas, 1.120 kms e 12.000 metros, acumulando uma boa carga de treinos. A intensidade diminui um pouco na última semana, mas o volume se mantém, tudo isso para focar em um bom condicionamento físico fisiológico e psicológico para as três competições no mês de junho.

Para se obter um ótimo desempenho em suas futuras provas, os treinos são estruturados 4 vezes semanais, sendo realizados na terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sábado. Na terça feira, Adriano se prepara com a bike de ciclismo no asfalto, quarta feira é realizado o treino um pouco mais longo, feito em um estrada com medias subidas em torno de 80km. Com intervalos no plano, variando as frequências cardíacas dentro de intervalos de 2 a 5 minutos de médio e máxima intensidade, o treino de quinta-feira conta com os famosos tiros de intensidades para condicionar a musculatura do coração. No sábado, são realizados os treinos na terra em montanhas com a Montain Bike, o treino mais longo de 4 a 6 horas com subidas e descidas longas.

Segundo Adriano Cardoso, os treinos são a nível técnico elevados, onde se aproveita para testar os tipos de suplementos e formas de se hidratar e alimentar sob a bike, simulando uma competição sem por o pé no chão, este é o dia onde se exige muito do atleta. Durante a semana é realizado o cuidado e a recuperação, suplementando e fazendo atividades paralelas como academia para o corpo absorver os estímulos durante os treinos semanais.

Com relação a alimentação, Adriano tem assessoria com a nutricionista esportiva Geise Carvalho. A profissional cuida de toda a dieta de alimentos comuns e suplementos. Segundo o atleta, a sua rotina alimentar é relativamente simples e é priorizado bons carboidratos, legumes e proteína animal (aves e peixes). Além disso, nos dias de treinos são agregados a suplementação durante e pós treinos com Whey Protein -Albumina – Carboidratos em pó – BCAA – Glutamina – Capsulas de sal e isotônico. Com relação a hidratação, em dias comuns são ingeridos 4 litros e água e em dias de treinos a quantidade passa para 6 litros.

Para a próxima prova que acontecerá no dia 2 de junho, Adriano mantem uma rotina de treinos pois será um grande desafio para o atleta. Adriano ressalta que dá preferência para treinos com pelotões em grupos de ciclistas que fazem o revezamento, pois em provas de ciclismo é fundamental estar em um bom grupo para revezar. Os treinos conseguem simular bem a provas, poios são realizados em quilometragem parecidas com as provas (120km), subidas longas que nesta prova será de 1 a 20 km de subidas.

O preparo psicológico para essa prova é extremamente importa, pois se alguém da equipe realizar uma movimentação errada em determinado local pode ser punido com a fadiga muscular e queda do rendimento, ficando para trás e muitas vezes tendo que se retirar da prova. Segundo Adriano, uma boa estratégia é o treinamento de pernas e concentração, isso faz com que o desafio como este seja finalizado em um bom tempo e sem muito desgaste físico.

PATROCINADORES OFICIAIS: RCERVELLINI, DURAFLOOR, BELGOTEX, MAPEI E TARKETT.