PROJETO ACÚSTICO: COMO MANTER A SINERGIA ENTRE ACÚSTICA E ILUMINAÇÃO?

Uma boa iluminação pode fazer toda a diferença em um projeto arquitetônico. Pois, além de valorizar o espaço, traz uma sensação acolhedora ao espaço. Com um bom projeto de iluminação técnica, é possível prever não apenas os custos de equipamentos, instalação e do consumo de energia, mas também quais as melhores estratégias para reduzir essa conta.

Atualmente, o mercado traz diversas soluções de equipamento de iluminação, controle de luz, além de oferecer equipamentos específicos para alguns ambientes. Porém, para aproveitar o máximo do potencial desses produtos e suas soluções, a luminotécnica deve ser pensada juntamente com o projeto acústico.

Com a nova forma de pensar nos espaços, as soluções de iluminação e acústica também vêm se transformando ao passar do tempo. As opções padrão ortogonais, têm dado espaço aos projetos com uma estrutura e soluções mais criativas, que quando combinados com materiais acústicos de formatos diversos, permitem criar uma atmosfera interessante.

Além de garantir o desempenho, também é preciso estar atento à segurança. Por isso, um ponto de atenção é a interação entre os circuitos elétricos da parte luminotécnica com os revestimentos acústicos. Em projeto, opte por utilizar matérias ignífugos ou não propagantes de chamas, como Nexacustic ou Sonex Illtec.

Em espaços de eventos como teatros e auditórios, que possuem maiores exigências quanto aos requisitos de incêndio, os projetistas devem redobrar a atenção para que acústica e a luminotécnica garantam, além de um bom espetáculo, a segurança dos usuários do local.

As soluções da OWA Sonex atendem os projetos com dois produtos. As nuvens acústicas que, em composição com luminárias, promovem a absorção acústica e qualidade luminotécnica em espaços com grandes volumes, além de causar um efeito estético excelente. Os forros minerais modulares podem ser bem versáteis na hora de propor um layout diferenciado e são amplamente usados para garantir o conforto acústico de escritórios.

Foto: Site da OWA Sonex – Foto: Marcos Cimardi

Vale lembrar que a acústica e a luminotécnica são duas especialidades de projeto determinantes para garantir o bom desempenho e a eficiência. Quando bem projetadas, proporcionam condições de conforto indispensáveis para um ambiente de trabalho ou entretenimento. E para não errar na hora de pensar no seu projeto, vale ressaltar algumas dicas:

  • Compreenda qual o conceito do projeto e o estilo que você quer criar;
  • Lembre-se de que a interação de todas as disciplinas é essencial para um bom resultado estético e técnico;
  • Crie uma boa interação entre formas e proporções dos elementos;
  • Pense na compatibilidade dos equipamentos de luz com os elementos do forro;
  • Escolha bons matérias e equipamentos;