Qual a diferença entre piso laminado e vinílico?

Tanto o piso laminado como o piso vinílico são revestimentos versáteis e práticos, indicados para ambientes internos, de instalação rápida que pode ser colada ou clicada e manutenção simples. Ambos podem ser usados em ambientes residenciais ou comerciais. Mas qual a diferença entre piso laminado e vinílico? Como escolher a melhor opção?

O piso laminado é constituído por lâminas de madeira em larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados HDF (High Density Fiberboard) ou Painel de Fibras de Alta Densidade. A camada superior exibe a estampa decorativa artificial e vem protegida pelo overlay (resina melamínica). A maioria dos pisos é fabricada com materiais renováveis, tornando o produto sustentável. É resistente à riscos e à abrasão. Conta com alta durabilidade e são fáceis de limpar, exigindo apenas aspiração do pó e um pano levemente umedecido em água.

Já o piso vinílico é fabricado com cloreto de vinila ou PVC. Existem versões do piso em manta, réguas ou placas. Assim como o laminado, é fácil de instalar e de limpar, porém oferece mais conforto térmico e acústico em relação a outros revestimentos. Com o piso vinílico aquele barulhinho do “toc toc” dos sapatos ao caminhar, desaparece. Outra vantagem é que o vinílico suporta melhor o contato com a água, mas não pode ser lavado ou instalado em áreas úmidas.

Ambos contam com uma imensa variedade de estampas, especialmente de madeira e pedras. Devido a evolução da impressão, é difícil distinguir se o piso é realmente de madeira ou se é laminado ou vinílico, tamanha perfeição de cores, estampas e texturas. Os dois também podem ser instalados por cima de outros pisos.

Combinação de pisos vinílicos Ambienta Trend, padrão madeirado e Ambienta Stone, padrão de pedras

Combinação de pisos vinílicos Ambienta Trend, padrão madeirado e Ambienta Stone, padrão de pedras

Muitos pisos laminados e pisos vinílicos contam com tratamentos especiais que inibem a proliferação de fungos e bactérias na superfície, podendo ser considerados revestimentos antialérgicos.