R Cervellini patrocina evento do Instituto de Arquitetos do Brasil

A R Cervellini é uma das patrocinadoras  do 152º Encontro do Conselho Superior (Cosu) do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que acontece entre 27 e 30 de setembro, em São Paulo. O evento terá debates abertos ao público sobre projetos para o Brasil e desafios da habitação contemporânea, lançamentos de livros de arquitetura, além da tradicional agenda institucional da entidade. O evento termina com a abertura da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, organizada pelo IAB.

A realização de um evento técnico, com a participação de players como a R Cervellini, Remaster Pisos Elevados, Eliane Revestimentos e Tintas Coral tem como objetivo promover “um ambiente de discussão técnica sobre o que a indústria tem feito em prol do desenvolvimento do projeto”, aponta o Superintendente da SP Urbanismo, Marcelo Ignatios. Segundo ele, o evento pretende mostrar para o profissional o papel da indústria no desenvolvimento da arquitetura e do projeto.

De acordo com o presidente do IAB-SP, Fernando Tulio, a intenção é ampliar as perspectivas tanto do próprio IAB quanto dos profissionais de arquitetura e urbanismo quanto às relações entre os diversos atores sociais e o contexto econômico. “Queremos discutir alternativas e construir uma agenda para o Brasil em relação a novas formas de produzir, habitar, se relacionar e viver no espaço urbano, considerando todas as suas diferenças”, explica.

Na programação do Cosu também haverá visitas guiadas ao edifício do Instituto Moreira Salles e ao Sesc 24 de Maio.

Sobre o IAB

O Instituto de Arquitetos do Brasil IAB é entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros, que se dedica a temas de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. Fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921, o IAB é a mais antiga das entidades brasileiras dedicadas à arquitetura, ao urbanismo e ao exercício da profissão. O IAB não tem fins lucrativos e seus dirigentes não são remunerados.

O IAB adotou o modelo federativo de organização e conta com Departamentos autônomos em todos estados do país, que possuem, por sua vez, núcleos locais nos municípios de maior relevância. A entidade é liderada pela Direção Nacional, responsável pela articulação e pela coordenação dos Departamentos, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional. Sua instância política máxima é o Conselho Superior, composto por representantes de todos os Departamentos e pelos Conselheiros Vitalícios, ex-presidentes da entidade.

O IAB é membro fundador da União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, e do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP). Por meio da Direção Nacional, o Instituto se faz representar nos órgãos da administração federal e se vincula a entidades internacionais, com destaque para as duas anteriormente citadas e para a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA).

O IAB integra o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), órgão consultivo da estrutura do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR); e faz parte do Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA), coletivo das entidades nacionais de arquitetura e urbanismo.