RC E SUSTENTABILIDADE: COMO ESCOLHER MATERIAIS SUSTENTÁVEIS PARA PROJETOS?

A RCervellini acredita que é possível fornecer produtos de qualidade e simultaneamente ter atitudes sustentáveis que agregam para a preservação do nosso planeta. Nosso principal foco é fornecer produtos de excelência e tecnologia atrelados a fornecedores com pensamento sustentável. É por isso, que cultivamos práticas simples que de alguma maneira retornam para nosso planeta e pessoas. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável vai além de uma obrigação, mas uma possibilidade de novas perspectivas e crescimento em nosso segmento de atuação.

A sustentabilidade está cada dia mais presente nos projetos, tanto na arquitetura quanto na decoração. Escolher os materiais que respeitam o meio ambiente, são ideias para a realização de projetos, bem como valorizar este tipo de trabalho. O primeiro passo é escolher as marcas de confiança e que seguem as normas. A cada ano, as novas empresas surgem com produtos diferentes e atrativos. Porém, é necessário checar o nível de confiabilidade de uma determinada marca, opte pelas marcas que já são mais conhecidas entre os profissionais e no segmento do mercado.

Dessa forma, trabalhamos em conjunto com grandes marcas que possuem o mesmo posicionamento consciente com base nos princípios Cradle to Cradle, que visa desenvolver soluções que contribuem positivamente para o nosso planeta. Onde com um desing circular faz com que os materiais escolhidos respeitem o meio ambiente, otimizam o uso de recursos naturais, contribuem para a saúde e o bem-estar do nosso planeta e que no final da sua vida útil, retornem a reciclagem onde são eliminados resíduos, fechando o ciclo.

Quando o assunto é escolher materiais sustentáveis para compor um projeto, é essencial prestar atenção nas certificações que uma organização contém. Elas garantem o reconhecimento dos esforços em prol da sustentabilidade, além de atestar o compromisso com o meio ambiente nos processos produtivos.

Conheça algumas certificações:

FSC ( Florest Stewardship Council) A FSC é uma das importantes organizações do mundo quando o assunto é manejo florestal. Conta com um sistema reconhecido internacionalmente que garante que todas as práticas realizadas por uma empresa em relação aos seus produtos florestais são executadas de forma responsável.

Manejo Florestal: A certificação de Manejo Florestal é o que garante que a mata é manejada de forma responsável, ambientalmente correta, socialmente benéfica e economicamente viável.

Cadeia de Custódia: O certificado de Cadeia de Custódia garante a rastreabilidade da madeira utilizada nos processos produtivos. Isso significa que desde o momento em que a matéria-prima sai das florestas até chegar ao consumidor final, seja possível rastreá-la.

ISO (International Organization for Standardization) Existe uma enorme variedade de certificações da ISSO atualmente. Porém, quando o assunto é sustentabilidade na arquitetura, o ISO 9001 de Sistemas de Gestão de Qualidade e o ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambienta são as mais importantes.

OHSAS 18001: Certificações que consideram a proteção ambiental são essenciais, mas não se pode deixar de lado aquelas que prezam pela saúde e segurança do colaborador. O OHSAS 18001 atesta o compromisso das organizações em aprimorar os mecanismos para redução de risco em processos produtivos, incentivando sempre o comportamento seguro na prevenção de acidentes.

Quando falamos sobre sustentabilidade na arquitetura, é preciso compreender que se trabalha com três pilares fundamentais: social, ambiental e econômico. Dessa forma, podemos observar a redução do consumo de água, a eficiência energética, redução do desperdício de energia e o mais importante, a melhoria da qualidade de vida dos morados ao nosso redor.