RCERVELLINI: SER SOLIDÁRIO ESTÁ NO SANGUE – HEMOCENTRO BELO HORIZONTE

Nas últimas semanas, o Hemocentro de Belo Horizonte tem ficado cheio de cadeiras vazias. Com menos doadores disponíveis, a queda no estoque já é de 50% para os tipos sanguíneos O positivo e O negativo.

Para conseguir mais doações e sangue neste período de isolamento, a Fundação Hemominas criou uma força tarefa. Essa iniciativa é para tentar normalizar o estoque, já que as bolsas de sangue desse tipo são as mais utilizadas nas emergências hospitalares. A fundação pede que, principalmente, os doadores desse grupo compareçam às unidades em todas as regiões de Minas Gerais.

Adriano Cardoso realizando a sua doação de sangue.

Neste período, longe das competições por consequência da pandemia, o atleta Adriano Cardoso não deixou de cuidar da sua saúde e mais que isso, pensar na saúde do próximo. Além de praticar o ciclismo, o atleta reforça em como é importante praticarmos a solidariedade – “ Estamos vivendo um período muito difícil com relação ao covid-19, porém, praticar o esporte vai além de uma atividade física, mas também um ato de respeito e amor ao próximo.

Na segunda-feira (11/05), o atleta se direcionou até o hemocentro para realizar a sua doação de sangue, além disso, reforça – “Todo o procedimento está sendo feito com muita segurança e agendamento antecipado, dessa forma, não está acontecendo aglomeração de pessoas no dia da doação. Todo o processo foi bem rápido e seguro. ”

Segundo o site do Ministério da Saúde, as doações estão sendo feita de forma segura, não havendo risco para quem doa. Para receber os doadores, cerca de 32 hemocentros no país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia, onde também são feitas coletas e uso do sangue já estão preparados. Todas as medidas de segurança estão presentes no local, como: local para lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas e o uso obrigatório de máscaras.

Para você realizar a sua doação de sangue neste período, em todos os estados do Brasil – Agende sua doação com uma semana de antecedência pelo telefone ou site, no dia e horário agendado, direcione-se ao hemocentro da sua cidade e realize a sua doação sem aglomeração e de forma segura.

Qualquer dúvida acesso ao site do Ministério da Saúde.