Revestimentos para renovar a decoração de forma rápida

Renovar a decoração pode ser mais simples e mais rápido do que muita gente imagina. A troca de um simples revestimento pode causar o efeito desejado sem tumultuar a casa ou estourar o orçamento. Com mudanças estratégicas e produtos usados de maneira não convencional, é possível atualizar e até criar novos ambientes. Confira cinco sugestões de produtos que podem transformar a casa:

Madeira na cozinha

ESPAÇO MABE  01

Em projeto de Adriano Stancati e Daniele Guardini o piso vinílico reveste o chão e a bancada da cozinha.

É possível ter madeira em ambientes como a cozinha através do piso vinílico, um revestimento tecnológico que conta com diversas cores e padronagens como a madeira. Alguns modelos reproduzem com fidelidade cores, ranhuras e texturas da madeira natural com a vantagem da fácil manutenção que é feita apenas com pano úmido e detergente. Muitos pisos são resistentes a riscos, manchas, queimaduras de cigarro, luz solar, aparecimento de fungos e contam com tratamento antiestático que evita o acumula de pó.  A rapidez na instalação que pode ser feita em um único dia é outra vantagem do piso vinílico.

Revestimento colorido

LOUNGE DO RESTAURANTE  01_

Lounge decorado pelos arquitetos Letícia Telles e Fábio Muzetti conta com Steellayer nas cores amarelo e vermelho.

Colocar cor na decoração é uma forte tendência, pois personaliza o ambiente e cria uma atmosfera despojada. Para quem quer algo colorido e, principalmente, exclusivo, existe o revestimento Steellayer, feito em aço, que traz impressão em alta definição de cores, estampas, figuras e até aparência de madeiras, mármores e patchworks. O produto é indicado para fachadas e ambientes internos. É aplicado como azulejos e cerâmicas.

Nas alturas

IMG_4222_bx

A arquiteta Andrea Barroso usou rodapés de 20 cm e 10 cm sobrepostos nesse ambiente

O rodapé alto valoriza qualquer ambiente e combina com todos os tipos de piso e revestimento. A tendência é usar modelos com mais de 10 cm de altura e com poucos detalhes. Vale até sobrepor rodapés como na foto acima. Também já existem versões de rodapés em outras cores como preto, cobre e dourado, para compor ambientes exclusivos e modernos.

Rodameio

_MG_6025_bx

Sala de almoço projetada pela decoradora Fabia Masetto Turchetti conta com rodameio e gesso

Que tal decorar a parede com Boiserie? Essa técnica de ornamentação de paredes surgiu na França nos séculos XVII e XVIII para isolamento térmico e decoração. Naquela época esse ornamento era feito de madeira, mas nos dias atuais o rodameio é produzido com poliestireno (isopor) ou gesso, materiais modernos, leves e acessíveis.

Essas molduras de parede podem ser usadas em ambientes de todos os estilos. Molduras com mais detalhes são perfeitas para um ambiente clássico e luxuoso, já as de linhas retas compõem  um visual contemporâneo. Se forem pintadas com tintas coloridas ou combinadas com móveis de linhas modernas, os boiseries ganham uma versão estilosa e atual.