STEEL FRAME: CONSTRUÇÃO AVANÇA NO BRASIL

O Light Steel Frame avança em diversos países e tem se mostrando cada vez mais presente no segmento de construção civil. As construções em Steel Frame vêm ganhando espaço por conta do prazo curto, eficiência produtiva, redução de impacto ambiental e mão de obra qualificada.

Para quem ainda não conhece o sistema construtivo, ele é composto por perfis leves de aço galvanizados que podem ser fechados por placas cimentícias, por painéis de tiras de madeiras ( Oriented Strand Board ou OSB)   ou por placas de gesso acartonado. Resumindo: O Steel frame é o esqueleto estrutural projetado para dar forma e suportar a edificação, sendo composto por elementos leves – os perfis formados a frio (PFF) e framing é o processo de união desses elementos.

O Steel Frame é mais conhecido e utilizado na América do norte e começou a ganhar espaço no Brasil. Por se tratar de uma construção mais sustentável, por utilizar o aço, um produto 100% reciclável que proporciona a economia de 80% de água na execução da obra, além disso, é resistente para suportar fenômenos naturais como ventos fortes e terremotos.

Segundo o site CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço “ Há mais pessoas que conhecem o sistema e mais fornecedores no mercado. O sistema tem todos os seus componentes fabricados no Brasil ou comercializados por empresas nacionais. Essa disponibilidade de componentes e de literatura, além de formação da mão de obra para trabalhar, aumentou a difusão da tecnologia. Houve grande aceitação do engradamento metálico para cobertura de casas. Hoje os perfis galvanizados, os mesmos de Steel Frame, são muito usados em substituição à madeira. Grandes obras, como shopping centers, fachadas de shoppings e de galpões industriais também já contam com o sistema. Se houve uma resistência ao seu uso no segmento de habitação popular, o sistema, por sua vez, conseguiu romper essas resistências nesses nichos citados. Mais do que inovação, houve uma difusão tecnológica muito grande.”

O cenário é favorável, de acordo com especialistas, coincide com a busca cada vez maior por parte das construtoras e incorporadoras por sistemas industrializados, capazes de incrementar a produtividade e reduzir prazos de obra. O mercado ficou mais complexo. Há maior competitividade entre as empresas, que precisam cada vez mais aumentar sua produtividade e o Steel Frame ajuda as empresas a responder a essa demanda, segundo Silva Scalzo, membro da comissão executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

A linha Superboard oferece aos profissionais de engenharia e arquitetura soluções rápidas e com qualidade diminuindo o tempo de construção e maximizando os resultados. Entre vários benefícios, as chapas cimentícias, que são incombustíveis, oferecem ainda uma economia de até 70% no cronograma da obra, poupando tempo e dinheiro, proporcionando versatilidade e design. Os sistemas Superboard são seis vezes mais leves que a alvenaria convencional. Nas áreas internas de uma construção em Light Steel Frame é frequente a aplicação de sistemas drywall, utilizados para paredes, forros e revestimentos. O drywall também garante mais produtividade em relação à utilização do sistema de alvenaria tradicional, e também a sustentabilidade do projeto, uma vez que seus componentes são 100% recicláveis.