STEEL FRAME X ALVENARIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Quando planejamos uma construção, temos que levar em consideração alguns pontos importantes. É natural a realização de orçamentos em diferentes locais para se conseguir uma obra mais em conta e com o menos tempo possível. A comparação entre obras com sistema steel frame e alvenarias é bastante comum hoje em dia, pois ambas utilizam técnicas diferentes e contam com suas vantagens e desvantagens, que fazem com que alguns pontos sejam analisados na hora de construir.

A tecnologia steel frame, é uma designação utilizada internacionalmente para descrever o sistema de construção utilizando aço galvanizado como sua principal matéria prima. Essa estrutura não conta com tijolos ou cimento, utilizando o concreto somente nas fundações.

As casas que são construídas com o sistema steel frame, é uma ótima opção para quem busca economizar em material e tempo, além da utilização de matérias mais sustentáveis, a técnica não utiliza tijolos e concretos, fazendo com que no final da obra não gere entulho e desperdícios. A utilização do aço como principal matéria prima, proporciona maior resistência e longevidade para a construção, sua montagem e o processo de transporte dos matérias é mais fácil, já que são mais leves.

Além de não gerar muitas manutenções, as construções steel frame contém um ótimo acabamento térmico e acústico, além disso, a estrutura é anticorrosiva, imune a fungos e cupins e não contribuem para a propagação de fogo. O sistema steel frame, facilita na hora do acabamento, pois o seu perfil perfurado simplifica as instalações elétricas, hidráulica, hidrossanitárias, gás, ar condicionado, dentre outras. Para quem busca mais espaço, o ganho de área nesse sistema é de 4% a 5%, pois as paredes internas possuem menos espessuras que paredes de tijolos.

As casas de alvenarias, são construídas em sua grande parte com tijolos cerâmicos ou blocos de concretos, sendo assim, o projeto se torna mais personalizado e podendo ser desenhado de acordo com a necessidade dos clientes. Residências de alvenarias, contém uma ótima estrutura e cobertura, porém é necessário ser feita uma impermeabilização adequada para que a estrutura suporte as ações do tempo e tenha uma durabilidade maior.

As desvantagens nos dois tipos de construções são pequenas, mas existem. No caso das construções steel frame, é necessário mão de obra capacitada e qualificada, tornando a procura um pouco mais difícil, já que no Brasil o estilo ainda não é o mais adotado. As construções em alvenarias, gera um alto índice de desperdício de material e velocidade na construção, devido ao método construtivo, além de ter um grande consumo de água a geração de entulhos no final da obra é maior.

Saiba mais sobre o nosso curso de Steel Frame: http://www.rcpisos.com.br/steel_frame/