Tratamento acústico: conheça as vantagens do forro mineral

O forro mineral costuma ser referência quando o assunto é controle acústico, redução de ruído, isolamento térmico e proteção ao fogo. Por apresentar alta performance, enorme variedade de texturas e sistemas de instalação e excelente custo-benefício, esse revestimento é indicado para diversas aplicações e ambientes. Existem diversas opções de forros modulares, mas esses vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Por isso, conheça as vantagens do forro mineral.

Custo-benefício

O forro mineral une eficiência, design e preço acessível. Ele permite esconder instalações elétricas e de ar condicionado. Comercializado em placas modulares, facilita o planejamento e a execução de uma obra, além de ser prático e simples de instalar. Importante ressaltar, que o valor atrativo aliado à performance torna esse revestimento a opção ideal desde que as normas de instalação sejam, que os perfis metálicos de sustentação sejam compatíveis com o peso do forro, além da proteção à corrosão adequada.

Isolamento térmico e acústico

O forro mineral é fabricado a partir de matérias-primas naturais como fibras minerais a base de calcário, perlita, argila. Por causa disso, é mais compacto, garante melhor isolamento e conforto acústico além de ser resistente ao fogo. Apresenta bom índice de absorção de voz (SRA), atenuação sonora e coeficiente de redução de ruídos (NRC), podendo variar de acordo com o modelo escolhido.

Por isso, analise todos esses fatores antes de colocar qualquer decisão em prática.

Sustentabilidade

Por conter fibras biossolúveis, o forro mineral é um material que pode ser descartado em aterros comuns sem gerar poluição, podendo ser 100% reciclado e utilizado na produção de tijolos, cimentos e outros insumos construtivos.

Por ser produzido com matérias-primas naturais, não emite compostos orgânico voláteis (VOCs), resultando na obtenção da certificação do selo Blue Angel, além de créditos LEED pela qualidade do ar do ambiente interno. Apresenta bom índice de reflexão, melhorando a distribuição de luz natural durante o dia e a luz artificial durante a noite. Como consequência disso, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e tornar o ambiente de trabalho mais aconchegante e eficiente.

 

Versatilidade

O forro mineral é muito utilizado em ambientes corporativos, edifícios comerciais e hospitais, mas devido à grande variedade de design, texturas e diferentes opções de cores e acabamentos tem sido utilizado cada vez mais em restaurantes, hotéis, casas de shows, cinemas, entre outros.

 

Com informações do Blog da OWA Sonex

Post Tags -