PISO VINÍLICO: ERROS COMUNS NA HORA DA INSTALAÇÃO

Atualmente, o piso vinílico é um dos revestimentos mais utilizados na hora de construir ou reformar. Por ser um revestimento que oferece uma instalação rápida e sem fazer sujeira, na hora de comparar com outros pisos, o piso vinílico se destaca por suas vantagens e facilidades.

Mesmo sendo um revestimento fácil de instalar e que cria a possibilidade do ‘’faça você mesmo’’, é importante investir em uma mão de obra especializada para se obter o melhor acabamento. A economia na mão de obra pode retornar em prejuízo – inclusive a curto prazo. Uma instalação mal planejada e executada pode apresentar defeitos que vão exigir a troca de parte ou até mesmo de todo o revestimento.

Modelo incorreto de piso:

Escolher o piso vinílico correto é essencial para o sucesso da instalação. Além de harmonizar com a decoração e o design, você precisa conhecer todas as características de cada modelo para evitar prejuízos depois da compra.

A classificação dos pisos são:

FORMATO: modulares (placas e réguas) ou monolíticos (mantas);

CLASSE DE USO: residenciais ou comerciais em diversos níveis de tráfego, definido a partir de algumas características dos pisos;

DESIGN: direcional (paginação sequencial) ou não-direcional (paginação livre).

APLICAÇÃO: colados (peças fixadas no contrapiso com cola/adesivo) ou clicados (peças fixadas pelo sistema de encaixe clique).

É importante se atentar em todas as especificações acima, pois elas são destinadas para cada tipo de ambiente e necessidade. Conhecer o formato do piso, vai lhe ajudar a planejar as possíveis combinações com as cores texturas, enquanto a classificação de uso, irá indicar a melhor resistência para o ambiente que será instalado.

Local inadequado

O vinílico é um produto indicado somente para ambientes internos. Ele não pode ser instalado em lugares frequentemente úmidos como banheiros com chuveiro pois o piso pode descolar ou em áreas externas que podem tomar chuva.  A frequente e intensa exposição ao sol, pode causar o desbotamento dos pisos se eles não possuírem proteção para bloquear raios UV.

Um fator muito importante é o contrapiso. Ele deve estar seco, limpo e nivelado. Você pode corrigir ondulações e desníveis de 3 até 10 mm utilizando a massa niveladora. Os pisos podem ser instalados sobre diferentes superfícies, como: cerâmicas, pedras (mármores e granitos polidos) e mezaninos. Em caso de pisos de taco de madeira ou ardósias, são revestimentos que necessitam realizar a remoção antes da instalação.

Vale lembrar, que ambientes com vinílicos colados, é necessário aguardar sete dias para cura do adesivo antes de lavar o piso com água e detergente neutro.