10 coisas que você não sabia sobre Drywall

O Drywall está ganhando cada vez mais espaço na construção civil no Brasil devido aos benefícios e versatilidade que apresenta. Apesar de já ser muito usado em obras comerciais e residenciais, muita gente ainda desconhece as vantagens desse material. Por isso, listamos 10 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre Drywall que vão te estimular a apostar nesse material na próxima obra.

drywall escritorio

1- O Drywall é composto por placas de gesso acartonado parafusadas em uma estrutura de aço chamadas de montantes ou guias.

2- As placas de Drywall podem suportar até 30 kg por ponto de apoio. Se for colocado reforços ligados à estrutura, é possível pendurar objetos de até 50 kg.

3- Existem três tipos de Drywall: placas standard, indicadas para áreas secas; placas RF, indicadas para projetos que necessitam de resistência ao fogo; e placas verdes, recomendadas para uso em áreas molhadas como banheiros e cozinhas. O que diferencia as placas e a cor de uma das faces.

4- O Drywall é bem mais leve que o tijolo, por isso não sobrecarrega estruturas, colabora para a redução do tempo de obra, gera pouco resíduo e pouco desperdício e proporciona um ganho de área considerável por ser mais estreito que a alvenaria.

5- O Drywall proporciona superfícies lisas que estão aptas a receber diversos tipos de acabamento como cerâmicas, pastilhas, tinta, papel de parede e outros revestimentos.

6- O sistema conta com ótimo desempenho acústico se for instalado corretamente. O Drywall também pode ser preenchido com lã de rocha e mantas para aprimorar ainda mais a acústica do ambiente.

7- O Drywall é um dos materiais preferidos de arquitetos e decoradores. Versátil e flexível, com ele é possível executar projetos mais ousados com paredes curvas, nichos, divisórias e tetos diferenciados.

8- Ao contrário da alvenaria, o Drywall não aceita improvisos ou pessoas sem conhecimento técnico na instalação. O processo executivo deve ser realizado por mão de obra treinada. Devido a rapidez de instalação, o sistema Drywall reduz em até 50% a mão-de-obra por metro quadrado.

9- As placas de Drywall são resistentes e seguras. Elas seguem normas da ABNT (Associação Brasilieira de Normas Técnicas) que exigem índices de segurança para que o material seja utilizado na construção civil.

10- O preço do Drywall varia conforme o tipo de placa e tratamento acústico. É um material acessível que colabora para a economia de água, tempo de obra e dinheiro.