Como definir a paginação do piso?

Depois da compra do piso laminado ou do piso vinílico é hora de pensar na paginação, ou seja, a forma como eles serão instalados no ambiente. Essa definição exige planejamento, pois a paginação é que vai determinar o efeito estético do piso do ambiente e evitar desperdícios.

Para ambientes pequenos a recomendação é instalar o piso laminado ou vinílico em réguas a partir da abertura da porta do ambiente. Essa paginação chama-se ortogonal e transmite a sensação de amplitude.

Paginação ortogonal; Piso laminado Quick Step Largo

Paginação ortogonal; Piso laminado Quick Step Largo

A instalação dos pisos laminados ou vinílicos na diagonal dão maior profundidade ao ambiente, porém, é mais indicada para ambientes amplos. Mas esse formato tem uma desvantagem: pode dificultar a instalação e o acabamento e exigir mais recortes, ou seja, aumentar a quantidade de piso.

Para quem gosta de exclusividade, misturar réguas de larguras diferentes é uma boa pedida. A linha de pisos laminados Durafloor Trend conta com réguas de 92 e 152 mm.

Paginação com mistura de réguas de larguras diferentes; piso laminado Durafloor Trend

Paginação com mistura de réguas de larguras diferentes; piso laminado Durafloor Trend

Depois de definir a paginação do piso o próximo passo é a instalação do rodapé, que pode ser na mesma cor do piso ou não. Esse é um complemento essencial que disfarça imperfeições da junção do piso, dá acabamento e protege as paredes.