CONFORTO ACÚSTICO: A IMPORTÂNCIA DA ACÚSTICA EM RESTAURANTES

A ambientação de um restaurante é fundamental para o bem-estar dos clientes e funcionários. Afinal, se trata de um espaço onde queremos desfrutar de bons momentos ao lado de quem gostamos. Por conta disso, o número de estabelecimentos que vem se importando em tornar o espaço cada dia mais agradável é maior, pois dessa forma, a fidelização de clientes se torna assertiva.

É importante lembrar que ambientes como restaurantes, não é apenas a qualidade das refeições que deve ser levada em consideração, fatores como: iluminação, decoração, conforto e acústica é de extrema importância para tornar todo o ambiente agradável.

A arquitetura e o design são o ponto principal, pois ela transmite a personalidade do ambiente e conecta as pessoas ao local. No projeto, deve-se contemplar o conforto dos clientes e funcionários, mesas grandes para melhor disposição de pratos e talheres levam mais conforto na hora das refeições.  Os móveis precisam levar conforto e acolhimento, para que o cliente se sinta bem ao permanecer no restaurante. A harmonia de móveis, cores e objetos decorativos é essencial para que seu estabelecimento se torne agradável.

Um dos pontos mais importantes em um restaurante é a acústica. Um restaurante pode ser um ambiente bastante barulhento por diversas razões: conversa paralela, conversa dos funcionários, música ou televisão, sons externos da cozinha, entre outros. Todos esses ruídos juntos, podem gerar um grande desconforto para os clientes.

Foto: Owa Sonex

Atualmente, existe diversas soluções acústica que são especificas para cada tipo de projeto. Para restaurantes, não é necessário que toda a parede e teto tenham materiais acústicos. Com o estudo do projeto acústico é possível especificar melhor material. Alguns produtos da OWA Sonex podem ser ideias para projetos de restaurantes como: Forros Mineral, Forro de Madeira e Nuvens Acústicas.

Saiba mais sobre cada forro:

Forros Minerais: Os forros minerais são fabricados a partir de matérias-primas naturais, como fibras minerais a base de calcário, perlita e argila. Eles são comercializados em placas modulares, o que torna a instalação mais rápida e prática para futuras manutenções. Tem um ótimo custo e benefício e ajudam na redução de energia, pois tem a capacidade de reflexão à luz.

Forros e Revestimentos de madeira e Baffles: Os forros de madeira são uma ótima combinação, pois unem eficiência acústica com beleza. Eles são feitos de MDF e podem ter o acabamento em melamina, folhas de madeira ou laqueados em diferentes cores. Tem uma fácil instalação e uma gama de tons e modelos da madeira, proporcionando uma paginação mais sofisticada.

Espumas à base de Resina e Melamina: As placas acústicas feitas com espuma podem ser aplicadas em paredes e tetos. Esse material está disponível em opções de nuvens e baffles, sendo assim, tendo uma grande variedade de formatos que podem agregar para o design no espaço. Com diferentes opções de cores, é rápido de instalar e contém um design customizável.

Foto: OWA Sonex

Restaurantes, bares e cozinhas industriais são lugares de grande risco de incidência de fogo, por ser um ambiente que concentra muito calor (fogões, fornos, grelhas). Por esse motivo, é imprescindível que os materiais escolhidos para esse tipo de estabelecimento sejam comprovadamente resistentes ao fogo.