Drywall permite criar mobiliário e detalhes arquitetônicos

O drywall é um sistema construtivo estruturado com perfis de aço galvanizado, coberto por chapas de gesso acartonado. A instalação é rápida e limpa, gerando apenas cerca de 5% de resíduos. Esse sistema construtivo permite a instalação de dutos elétricos, telefônicos, hidráulicos e outros, por dentro dos perfis, o que torna manutenções mais rápidas e econômicas. Ele também proporciona conforto termoacústico e facilita a mudanças de layout. Mas esse sistema de construção não serve apenas para levantar paredes ou fazer tetos, o drywall permite criar mobiliário e detalhes arquitetônicos.

Para se ter uma ideia, praticamente tudo pode ser criado com drywall dentro de casa ou em ambientes comerciais e corporativos. Estantes, balcões de bares residenciais ou de recepções de escritórios e hotéis, divisórias baixas, bancadas, estações de trabalho, paredes diferenciadas com recortes e nichos são alguns exemplos de soluções que podem ser executadas em drywall.

Maleável, ele embasa trabalhos arrojados, com recortes, curvas e desníveis. Isso explica por que esta tecnologia, que já conquistou grande parte do mercado brasileiro da construção civil por sua leveza, flexibilidade e facilidade de execução, entre outras vantagens, está se tornando também uma das grandes aliadas da arquitetura de interiores no país.

O segredo, para que os profissionais do setor exerçam sua criatividade mais livremente nessa área, está em dominar o projeto e a montagem das estruturas desses elementos, que são formadas pelos mesmos perfis de aço galvanizado utilizados em paredes, tetos e revestimentos de drywall.

A explicação é do engenheiro Carlos Roberto de Luca, da Comissão Técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, que complementa: “Uma estrutura corretamente executada é essencial para a posterior aplicação das chapas para drywall, seja em soluções retilíneas, seja em curvas. Esses elementos podem conter em seu interior fiações elétricas, tubulações hidráulicas, cabeamento de computadores e, ao final, podem receber qualquer tipo de acabamento, desde uma simples pintura ou textura até aplicação de laminados, cerâmica, mármore e granito”.

Fonte: Associação Brasileira do Drywall

Post Tags -