PISO LAMINADO: COMO OBTER O MELHOR ACABAMENTO?

Na hora de reformar ou construir temos que pensar nos últimos detalhes da construção e o material. E para isso, o revestimento tem que ser muito bem escolhido para que o acabamento fique perfeito. Os pisos laminados são uma ótima solução para casas, apartamentos e até mesmo escritórios, pois contém um custo x benefício e dão um toque de sofisticação no ambiente.

Para completar o charme e dar aquele toque especial em sua instalação, detalhes como rodapé precisam ser colocados corretamente em seu espaço. Pode ser que você esteja se perguntando: “se eu já instalei o piso de forma correta, ainda preciso de um acabamento?” A resposta é sim! É este passo que deixará o trabalho de instalação refinado e elegante. Além disso, a presença de um rodapé nas paredes conta com as seguintes funções: Criar um design elegante e fluido no espaço; proteger as emendas entre piso e parede; deixar o espaço de dilatação necessário para o piso laminado e proteger a parede de móveis encostados, como sofás, armários e mesas.

Confira o passo a passo para realizar um acabamento perfeito em seu piso laminado:

A SUPERFÍCIE É MUITO IMPORTANTE!

Após a completa instalação, deve-se começar a preparar as faixas de rodapé e retirar os espaçadores da parede. Comece lixando a superfície onde o rodapé será instalado. Observe se existem erros na parede e nivele com o material adequado. Para a instalação é importante que a parede esteja seca, sem pó e lisa.

O CORTE PRECISA SER CORRETO

O corte depende do tipo de acabamento que você escolher. Para acabamento topo ou moldura, será preciso um corte de 45º em máquina apropriada, com a barra do rodapé no sentido horizontal.  Neste passo é importante guardar o pedaço cortado, pois ele será utilizado para cobrir as áreas pequenas do “topo”. Depois deste passo, você irá precisar virar a serra em um ângulo de 45º e cortar mais um pedaço da barra de rodapé na mesma direção. Após esse corte, observe que as partes se encaixam como triângulos. Logo depois, cole-as com cola PVA.

INSTALAÇÃO COM PARAFUSOS

Confira o manual do seu piso para saber quais os modelos de rodapé e cantoneiras que serão indicados para o que você escolheu e instalou. Use um parafuso de cabeça chata e bucha ou um prego de aço sem cabeça, pinador ou cola especial. Aplique a cola na parte de trás das peças e encaixe-as na parede. Fixe o rodapé exercendo pressão e garanta que não fiquem espaços nas emendas; coloque os parafusos em uma distância de no máximo 60 cm entre cada um. Após isso, aplique massa corrida nos buracos e pinte da cor que preferir.