Por que hospitais pedem pisos e revestimentos específicos?

O piso hospitalar é muito importante para a segurança de pacientes e dos profissionais da área, e vamos explicar o motivo!

Sabemos que esses pisos devem seguir normas rígidas da ANVISA e padrões técnicos fundamentais, evitando contaminação e transmissão de infecções.

Segundo a ANVISA existem algumas barreiras de proteção contra contaminações em ambientes hospitalares.

A primeira barreira seria os equipamentos de uso pessoal dos profissionais, como luvas, máscaras, jalecos etc. Já a segunda barreira são as instalações físicas dos ambientes. O piso, revestimentos de paredes e forros, fazem parte dessa barreira secundária e por isso, são tão importantes.

A norma da ANVISA trata e específica cada produto de acordo com a área do hospital.

A resolução RDC 50/2002 estabelece para áreas críticas e semicríticas, alguns cuidados que devem ser levados em consideração na hora de projetar e reformar esse tipo de ambiente. Alguns pontos considerados na Norma são:

  • Segurança biológica;
  • Assepsia;
  • Fluxo de pessoas;
  • Transporte de materiais;
  • Transporte de pacientes em camas adaptadas;

As áreas críticas possuem alto risco de contaminação, sendo UTI, salas cirúrgicas, banco de sangue e etc… As áreas semicríticas possuem menor risco, como ambulatórios e enfermarias. Para essas áreas, o revestimento de piso hospitalar, seguindo a norma RDC 50, deve ser resistente no momento da assepsia para que não danifique o material. Sendo necessário também um tipo de piso monolítico, ou seja, pisos sem emendas ou juntas para que não acumule resíduos e bactérias.

Todas as normas são pensadas para a proteção das pessoas no local.

Então vem com quem entende do assunto, vem com RC!