Qual o melhor piso para seu projeto: clicado, colado ou autoportante?

Os pisos laminados e os pisos vinílicos são reconhecidos pela praticidade de instalação e de manutenção. Com imensa variedade de cores, padrões e texturas, são fabricados com materiais renováveis, funcionam como isolantes térmicos e acústicos e por isso são indicados tanto para obras residenciais como para obras corporativas. Além de escolher o visual, também é importante levar em consideração o tipo de instalação no momento de definir o piso. É preciso analisar se o laminado ou vinílico será instalado por cima de outro piso, se será utilizado como revestimento de piso elevado, entre outros fatores. Qual o melhor piso para seu projeto: clicado, colado ou autoportante? Confira abaixo.

Clicado

quick step impressive

Os pisos laminados da marca Quick Step, por exemplo, contam com o sistema Uniclic, que consiste no encaixe das réguas. Esse sistema facilita a instalação tornando-a mais rápida. Também preserva o piso e se houver necessidade de mudança, é possível retirar as réguas do piso e reinstalar ou substituir em casos de manutenção.

piso vinilico Seneca Clic

Alguns pisos vinílicos também contam com essa opção de instalação. O piso vinílico Sêneca Clic, da Beaulieu, como o próprio nome já diz, conta com sistema clic de encaixa que dispensa o uso de cola, garantindo uma instalação rápida e prática.

Colado

Os pisos laminados e vinílicos também podem ser colados. Existem opções de pisos em réguas ou em manta que são colados sobre mantas no contrapiso.

DF_Marcas do Tempo_Vigo_Sala de Jantar_bx

O piso laminado Durafloor Marcas do Tempo by Casa Cláudia é uma dessas opções. O revestimento pode ser colocado sobre outros pisos como cerâmica e madeira, mas a instalação não pode ser feita diretamente sobre o piso antigo. É preciso que o ambiente esteja nivelado e livre de umidade. As réguas são instaladas sobre mantas específicas para o piso.

Imagine Wood 5829008_bx

O piso vinílico Imagine Wood, da Tarkett, é outro exemplo de piso colado. Disponível em mantas de 2 x 25 m e de 4 x 25 m, é uma excelente opção para quem deseja o visual natural da madeira sem emendas.

Autoportante

Os pisos autoportantes normalmente são indicados para ambientes com piso elevado. Por serem mais pesados e flexíveis, podem ser removidos mais facilmente em caso de manutenção. Ele poder ser colocado diretamente no contrapiso ou adesivado.

hercules beaulieu

O piso vinílico Hércules, da Beaulieu, conta com quatro opções de cores e texturas que fazem referência a madeira de demolição, é ideal para piso elevado.

Postile_

Já o piso vinílico Postile, também da Beaulieu, é autoportante e sua instalação é feita com película adesiva. Por isso, pode ser instalado em ambientes residenciais e corporativos sem a necessidade de parar a operação para a instalação. Fabricado através de um processo de alta tecnologia, esse piso é de alta resistência, tem vida útil prolongada e, por isso, é indicado para ambientes de tráfego pesado.