#rcervelliniresponde – Você já ouviu falar em Compostos Orgânicos Voláteis?

Uma informação importante na hora de escolher os materiais para construção ou reforma

Representados pela sigla COVs, os compostos orgânicos voláteis são constituídos por no mínimo um átomo de carbono, um de hidrogênio e baixo ponto de ebulição. Podem ser encontrados em diversos tipos de produtos e apresentam sérios riscos à saúde humana, principalmente se a exposição for por um longo período de tempo e em concentrações elevadas.

Quais as principais fontes de VOC’s? Estes compostos são liberados por materiais sintéticos usados em acabamentos de casas: aditivos de pintura, vernizes, solventes de tintas. Em materiais decorativos (revestimentos como carpetes e papéis de parede) e nos produtos de limpeza seca.

A concentração dos VOC’s fica mais intensa em ambientes fechados do que ao ar livre. A maioria das pessoas permanece grande parte do tempo em seus apartamentos, local de trabalho (escritórios), e escolas, todos estes locais são abafados e favorecem a inalação de grandes porcentagens destes poluentes.

VOC’s e danos à saúde – A exposição ao formaldeído (composto orgânico volátil) pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta e ainda provocar náuseas, vertigens e redução da força física.

Como evitar esses compostos?

Utilize os produtos da maneira instruída pelo fabricante e sempre que possível em ambientes abertos, com grande circulação de ar. Evite aerossóis e prefira as tintas à base de água. De maneira geral, tente evitar produtos que contenham benzeno, clorometano e monóxido de carbono.

Contamos com diversos produtos que contribuem com a boa qualidade do ar do ambiente, pois estamos dentro do limite de COV de acordo com a norma CDPH V1.1.

Quer saber mais? Entre com contato conosco em nossos canais de atendimento, whatsapp e redes sociais.