Revestimentos que colaboram para a autonomia de idosos em casa

Com a chegada de um bebê a casa costuma passar por adaptações que garantem a segurança da criança. E quando se é idoso? Pensar na casa a longo prazo e fazer algumas modificações para aumentar o conforto e a segurança de quem já atingiu a maturidade, é tão importante quanto as mudanças arquitetônicas para o desenvolvimento de uma criança. Ações simples como a troca de um piso, melhora da iluminação ou instalação de uma barra, podem tornar a rotina do idoso mais fácil e segura. Confira abaixo revestimentos que colaboram para a autonomia de idosos em casa.

Dados do IBGE mostram que 14% da população brasileira é composta por idosos e que até 2030 será 19%. Estimativas do Instituto também apontam que em 2030 haverá mais brasileiros com 60 anos ou mais do que crianças entre 0 e 14 anos. Por isso, é importante repensar os elementos decorativos e arquitetônicos para criar ambientes com condições de serem adaptados.

A troca do piso de ambientes internos por piso vinílico e de áreas externas por pisos emborrachados, são fáceis de serem feitas e podem evitar quedas e suas consequências. Os pisos de borracha podem deixar a área externa mais segura porque são antiderrapantes e ainda amortecem quedas. O piso vinílico também evita escorregões e por ser atérmico, garante um ambiente interno mais aconchegante, dispensando até mesmo o uso de tapetes, que são grandes causadores de acidentes. Outra vantagem é que ele pode ser instalado sobre o piso existente.

Piso de borracha para áreas externas amortece quedas de até 1.6 m de altura; piso de borracha Impact Soft 25

O piso vinílico também é uma ótima solução para cadeirantes ou pessoas que se locomovem com o apoio de andadores ou bengalas devido a sua resistência e durabilidade, que garantem um piso bonito e eficiente por mais tempo.

Piso vinílico reproduz aparência de madeira, proporciona conforto acústico e térmico, é resistente e não escorrega; Piso vinílico Ambienta Design

O carpete também é outra solução que proporciona conforto e segurança para os idosos. Além de oferecer conforto térmico e acústico, deixando os ambientes mais agradáveis, não escorrega e é fácil de limpar. Muitos carpetes são fabricados com fios à prova de manchas e outros contam até com tratamento que evitam fungos e bactérias, tornando os ambientes mais saudáveis.

Carpete com fios à prova de manchas e tratamento contra proliferação de fungos e bactérias; carpete Tangiers

Por ser de fácil execução e utilizar um sistema pré-fabricado modulado, o drywall é um material construtivo seguro que facilita adaptações no layout de uma residência. Com ele fica fácil erguer ou remover paredes, sem transtornos. Ao utilizar drywall em casa, é interessante que as paredes sejam construídas com reforços internos em ambientes como o banheiro, por exemplo. Dessa maneira fica fácil instalar barras de apoio no futuro, sem a necessidade de quebra-quebra, grandes investimentos e todos os transtornos de uma reforma convencional.

Reforçar a iluminação é outra adaptação importante para os idosos. Se o teto e paredes forem feitos com drywall, a instalação de novos pontos de luz pode ser feita de forma rápida, fácil e sem sujeira.