Tudo que você precisa saber sobre perfis normatizados.

Nós da RCervellini e RC center te contamos todos os detalhes sobre perfis normatizados desde o que são, qual a norma e a importância de escolher o perfil correto para garantir o sucesso da sua obra a seco.

Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre esse assunto, venha com a gente que neste texto iremos te contar tudo.

Afinal, o que são perfis?

Antes de compreender a importância de usar perfis normatizado no sistema de drywall e os perigos de optar por perfis sem certificação, é bom entendermos melhor o que são os perfis.

No sistema drywall, os perfis de aço galvanizado são usados para suportar o peso das paredes, forros e outros elementos fixados nas vedações. Eles desempenham um papel vital ao fornecer resistência mecânica às estruturas da construção, permitindo que suportem impactos e cargas gerados pela instalação de móveis, prateleiras e até mesmo televisores.

Qual a norma que precisa ser seguida?

Para garantir a segurança e aproveitar as vantagens do sistema de drywall, é recomendado o uso de perfis normatizados conforme a NBR 15217:2009, obedecendo aos padrões geométricos, de espessura e de camada protetora de zinco estabelecidos.

A norma determina que os perfis metálicos usados para criar paredes e tetos de drywall devem possuir as seguintes características: ter espessuras de, no mínimo, 0,50 mm em toda a sua superfície, ser fabricados com aço Z275, o que significa terem massa de revestimento de zinco de 94 g/m² em cada uma das suas faces (externa e interna) e massa total do revestimento de zinco de 235 g/m².

Uma vez que os perfis metálicos com espessuras inferiores a 0,50 mm podem não ter a resistência mecânica necessária para suportar cargas mecânicas em paredes e forros em drywall. E os perfilados com massas de revestimento de zinco inferiores a 235 g/m² podem ser corroídos pela umidade presente no ar confinado no interior das paredes e acima dos forros, levando à perda de massa e a redução da resistência mecânica.

Por que escolher perfis dentro da norma?

Há diversas razões para optar por perfis padronizados dentro das normas técnicas da ABNT.

A primeiramente destas razões é que a utilização de perfis normatizados em obras a seco é LEI!

Usar produtos fora das normas é considerado crime, pois fere o código de defesa do consumidor DC – Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 em seu Art. 39, no qual, fabricantes, importadores, revendedores e construtores são responsabilizados por construírem e colocarem no mercado perfis fora da conformidade.

“Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994).

 

VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);”

Os perfis padronizados são os ÚNICOS que podem garantir a SEGURANÇA de quem trabalha e utiliza os espaços construídos.

A qualidade e resistência dos materiais são garantidas após terem sido submetidos a testes pela Tesis Engenharia, que é a coordenadora técnica do PSQ. Além disso, a padronização dos produtos facilita a instalação, reduz o tempo de execução e proporciona maior precisão e uniformidade no acabamento. Com isso, é possível evitar danos e problemas futuros com manutenções.

O uso de perfis dentro das normas só trás vantagens para a sua construção.

Cuidado com os perfis metálicos utilizados fora da norma.

A utilização de perfis metálicos fora dos padrões técnicos pode resultar em sérios acidentes, tais como a perda da estabilidade e da durabilidade da construção, que pode levar ao colapso, deslocamento, deformação, corrosão, fissuras, infiltrações, além de dificultar as atividades de reparo e manutenção, causar danos permanentes e até mesmo exigir reformas prematuras, consequentemente, levando a perda da funcionalidade do sistema em drywall.

Perfis de baixa qualidade oferecem SEGURANÇA ZERO para aqueles que realizam e usufruem da obra, expondo-os a riscos e acidentes.

Além do que, como dito anteriormente, é CRIME!

Por isso, evite a compra de produtos mais baratos e não conformes para economizar na construção. Lembre-se que o barato pode acabar saindo caro.

Qual é a melhor maneira de selecionar o perfil adequado para o meu projeto?

Antes de adquirir perfis para a sua obra, é importante consultar e se informar!

Certifique-se de que a marca escolhida utiliza materiais que atendem às normas necessárias.

É rápido e fácil, só consultar o site da Associação de Drywall: ACESSE AQUI!

Na página, é possível visualizar a lista com todos os fabricantes aprovados no PSQ (Programa Setorial da Qualidade do Drywall), que foi criado em 2007 sob a liderança e a coordenação da Associação Brasileira do Drywall, com a finalidade de ser a principal fonte de referência de qualidade deste sistema construtivo.

Se estiver com os perfis ao seu alcance, verifique se no produto encontram-se as seguintes informações e parâmetros:

  • Nome do fabricante;
  • Nome comercial do produto;
  • Dimensões da peça (espessura mínima final 0,5 mm);
  • Indicação do revestimento de Zinco (recobrimento de Z275 g/m²);

Para mais informações, confira os seguintes sites:

A RCervellini e RC center só trabalha com fornecedores dentro da norma!

É importante seguir as normas técnicas e utilizar produtos certificados para garantir a segurança e a eficiência da construção.

Se não for perfis normatizados, desconfie.

Confie na distribuidora referência no fornecimento de soluções para a construção a seco!

A RCervellini e RC center só trabalha com os melhores fornecedores do mercado que estão dentro da norma, levando qualidade e confiança para você.

RC center: R. Guilherme Roncador, 95 – Distrito industrial, Presidente Prudente/SP