FORRO: SAIBA DA IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ACÚSTICA EM HOSPITAIS

A preocupação com a acústica de um ambiente é extremamente importante, independente do espaço, porém, em hospitais, o conforto acústico precisa ser maior, pois ajudam na recuperação do paciente e tornam o local mais acolhedor.

O projeto acústico consegue reduzir os ruídos em seu interior, ajudam a promover a paz dos acompanhantes, concentração da equipe médica e na recuperação do paciente. Um dos produtos mais utilizados em construções hospitalares são os forros acústicos. Nos interiores dos hospitais, eles podem ser utilizados em áreas de circulação de pessoas, quartos, áreas de pronto atendimento e inclusive em UTI, onde existem equipamentos e o ruído precisa ser contido para não gerar incômodo.

É fundamental que o produto utilizado apresente uma absorção de 0,70 a 0,90, outro ponto importante, são os critérios de assepsia e higiene, para esses ambientes os forros acústicos devem atender a índices de pureza microbiológica e desinfecção conforme exigido por normas internacionais de segurança em hospitais.

O isolamento acústico reduz a interferência entre ambientes e o condicionamento acústico a propagação de sons pelo ambiente. Desse modo, é possível minimizar a interferência sonora de um setor ao outro. Além disso, é possível proteger a área interna do hospital de barulhos externos, que podem gerar desconforto ao paciente.

Os tipos de forros acústicos e seus índices de absorção e outras propriedades de assepsia e higiene são definidos em função da área que o produto é aplicado e sua classe de risco, são definidos como: Pronto-socorro, enfermarias, consultórios, áreas de circulação e UTI.

Para as áreas de risco 2,3 e 4 é sugerido o forro mineral Humancare da OWA Sonex. Este produto conta com ação microbicida, por tanto, é capaz de eliminar até micro-organismos responsáveis por casos de infecção hospitalar. Seu índice de absorção acústica é de 85%, gerando um ótimo desempenho para enfermarias, UTI’S e áreas de circulação e salas mais movimentas do hospital.

Áreas de risco 1, como halls de entrada, áreas com pouca circulação de pessoas, restaurantes e cafés, os revestimentos acústicos com acabamento amadeirado proporcionam redução de ruído ao mesmo tempo que tornam o ambiente mais acolhedor e sofisticado. Por conta do seu acabamento melamínico, oferece ótimas condições de higiene, facilidade na limpeza e manutenção.

É importante sempre procurar uma consultoria acústica especializada em projetos hospitalares, para que assim, a avaliação do local seja feita de forma minuciosa com todas as exigências e normas necessárias. Os benefícios que um bom projeto acústico proporciona é fundamental, além de tornar o ambiente acolhedor e ajudar ainda mais na recuperação dos pacientes.