3 DICAS PARA UMA ÓTIMA ACÚSTICA EM ESCRITÓRIOS

Em ambientes corporativos o silêncio é um fator fundamental para o desempenho das atividades e até mesmo na recepção de clientes. A poluição sonora pode causar estresse e interferi no bem-estar físico e mental. Vale ressaltar algumas dicas práticas e úteis para serem aplicadas em seu ambiente de trabalho e assim manter o melhor e mais saudável conforto acústico.

1 CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DO SEU ESCRITÓRIO

O primeiro passo é analisar as atividades que acontecem no escritório é necessário verificar como é a rotina das pessoas no escritório e quanto tempo ficarão no ambiente. Tarefas como atendimento ao público e até mesmo atendimento via telefone e se as atividades são feitas de forma individual ou em grupo, são fatores que precisam ser levados em consideração.

Uma ótima dica, é separar os ambientes. Faça o possível para separar os departamentos ‘’ruidosos’’ dos que precisam de maior privacidade. É sempre muito constante e pode incluir reuniões, videoconferências pelo computador, a utilização de equipamentos barulhentos e, ao mesmo tempo, a necessidade de concentração. Para cada uma dessas atividades existe uma solução acústica específica.

2 NORMAS E ANÁLISE DO AMBIENTE

Quando o projeto acústico é definido em conjunto com o projeto de arquitetura de interiores, o escritório pode se tornar um lugar bem mais agradável e com menos interferência de ruídos, tanto internos quanto externos. Esse tipo de tratamento precisa estar em conformidade com a norma NBR 10.152, que determina o nível máximo de ruído em diversos ambientes, de acordo com a atividade.

Um planejamento em conjunto de acústica e arquitetura pode maximizar os efeitos das soluções adotadas e minimizar os ruídos em prol da harmonia e do conforto no ambiente.

3 ITENS QUE PODEM AJUDAR

Divisórias

Muito utilizadas em escritórios, as divisórias ajudam a diminuir a poluição sonora, apesar de ser um dos principais itens para isolamento acústico, divisórias mal selecionadas podem acabar perdendo suas propriedades acústicas.

Forros e Revestimentos

Forros e carpetes são indispensáveis para o condicionamento acústico do ambiente, promovendo a redução de ruído, melhorando as condições de comunicação dos ambientes corporativos. Isso acontece por conta da capacidade de absorção sonora desses elementos.

Existem diversas opções de forros acústicos no mercado entre eles os forros minerais, forros de madeira, espumas acústicas, forros metálicos, entre outros. Os forros são escolhidos pelo índice de absorção sonora NRC (Noise Reduction Coeficient). Cada ambiente corporativo, seja um escritório panorâmico ou uma sala de reunião, requer um forro com determinada absorção sonora em função de atividade, acabamentos, formato geométrico, entre outros detalhes avaliados pelo projeto de acústica.

O tratamento acústico é fundamental para proporcionar um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores, parceiros e clientes. Um escritório exuberante não será funcional se a acústica não for tratada com excelência.