3 mitos sobre o carpete

Os carpetes trazem conforto e segurança para qualquer ambiente. Disponíveis em mantas ou placas, são excelentes opções para ambientes residenciais e comerciais. De instalação rápida e prática, têm o poder de mudar a decoração num piscar de olhos, combinando com os mais diferentes estilos devido a enorme variedade de cores, estampas e texturas. Apesar de todas essas vantagens e tecnologia envolvida na produção, o carpete ainda é visto com desconfiança por muitas pessoas. Por isso, listamos aqui 3 mitos relacionados ao carpete que vão fazer você mudar de ideia e aproveitar todos os benefícios desse revestimento.

Carpete causa alergia
Não. O desenvolvimento de ácaros e fungos é provocado pela falta de limpeza e não pelo tipo de piso. Como o carpete é confeccionado com fibras 100% sintéticas, ele é considerado um produto não alergênico. Outra vantagem é que o carpete retém a poeira em suas fibras, reduzindo consideravelmente a quantidade de pó suspenso no ar em comparação com outros revestimentos. Por isso, a aspiração frequente do carpete é recomendada.

Limpar carpete dá muito trabalho
Mito. A limpeza do carpete é feita com aspirador de pó, basta manter uma rotina de limpeza para a conservação do mesmo. Uma vez por ano ou quando o carpete aparentar estar sujo mesmo depois de aspirado, é recomendado uma limpeza profissional. Não use xampus para carpete, pois muitos produtos deixam resíduos pegajosos que podem atrair mais sujeira.

Se algum produto for derramado no carpete, quanto mais rápido você agir, melhor será o resultado. Primeiro remova o máximo possível do material derramado, raspe com cuidado o excesso, aspire se for sólido ou absorva com papel toalha branco se for manchas úmidas. Não esfregue a mancha, pois a tendência é aumentar a sujeira.

Mas já existem carpetes com fibras altamente resistentes e à prova de manchas. Nesse caso, se algum acidente acontecer e algo cair e sujar o carpete, uma mistura simples de água sanitária e água comum resolve.

Os carpetes ficam feios em pouco tempo
Outro mito que tem relação com a higiene. Se o carpete for aspirado com frequência, pelo menos uma vez por semana, as partículas de sujeira que danificam as fibras serão removidas e a aparência de novo e as cores do revestimento serão mantidos. O uso de capachos, tapetes ou passadeiras nas entradas do imóvel também contribuem para a manutenção do carpete.

Usar protetores de carpete debaixo de móveis pesados e reorganizá-los de vez em quando para mudar a área de uso, é outra dica importante para manter a beleza do revestimento.