As dúvidas mais comuns sobre o uso do Drywall

O Drywall está ganhando cada vez mais espaço na construção, seja em obras corporativas ou residenciais. Versátil, eficiente, tecnológico e com excelente custo x benefício, apresenta inúmeras vantagens na construção de paredes internas, forros e tetos, em relação ao uso de materiais convencionais como alvenaria. Apesar de proporcionar muitos benefícios como redução do tempo de obra e utilização de água, ganho de área útil e pouca geração de resíduos, muitos consumidores e profissionais ainda têm dúvidas sobre o produto. Por isso, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o uso Drywall, confira!

IMG_0690_post

Drywall

1- O Drywall é resistente?
Sim, pois conta com estruturas fabricadas em aço galvanizado, o que garante resistência aos impactos normais do dia a dia. O Drywall também passa por rigorosos testes em laboratório para que suporte com segurança o peso de portas, armários, estantes e outros tipos de objetos.

2- Mas eu posso fixar qualquer tipo de objeto em uma parede de Drywall?
Sim, com o uso de buchas específicas para esse fim, como buchas expansivas os basculantes, que são ancoradas diretamente na chapa. Áreas como cozinhas que exigem armários mais pesados, ou fixação de TVs, por exemplo, devem ser especificadas no projeto para que a estrutura do sistema seja reforçada.

3- O Drywall tem isolamento acústico?
Sim, a proteção sonora de uma parede de Drywall é, no mínimo, igual a de uma parede de alvenaria. Para ambientes que necessitam de maior isolamento acústico, o Drywall permite composições com duas ou mais chapas de gesso com lã mineral, conseguindo atender as mais exigentes especificações de isolamento acústico. Por isso, casas de shows, salas de concertos, cinemas, entre outros, investem em Drywall.

4- Posso usar o Drywall em áreas úmidas?
Sim, para ambientes como banheiros, por exemplo, existem as chamadas chapas verdes, que contam com proteção antifungo e são resistentes à umidade. O processo de impermeabilização segue as mesmas regras de ambientes úmidos construídos com alvenaria.

5- O Drywall é resistente ao fogo?
Sim, de um modo geral as chapas de gesso são mais resistentes ao fogo devido a sua composição. Mas também existem chapas específicas para ambientes que necessitam de melhor desempenho contra o fogo. Nesse caso devem ser utilizadas as chapas conhecidas como RF.

6- Posso usar qualquer revestimento numa parede de Drywall?
Claro que sim! O Drywall funciona como uma parede convencional, com a vantagem de oferecer uma superfície lisa e pronta para a pintura ou instalação de qualquer tipo de revestimento.

Fonte: Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas de Drywall