DRYWALL: TENHA MAIS ESPAÇO NOS AMBIENTES DE CASA

A chapa ou placa de Drywall é um conjunto composto por um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido em lâminas de cartão duplex. Com essa união, o gesso proporciona resistência à compressão e o cartão, resistência à tração, tornando o material resistente mecanicamente.

Na construção de paredes e forros, as chapas de Drywall são estruturadas por perfis de aço galvanizado, que sustentam as placas pela fixação feita por parafusos. Além desses componentes, o sistema utiliza também de massas e fitas para acabamento no material.

Em um ambiente que contem paredes feitas com sistema Drywall resultam mais espaço na casa, pois as paredes são mais finas comparadas as paredes tradicionais de alvenarias. Em construções de apartamentos menores, onde todo espaço a mais representa um grande benefício a facilidade na decoração promove um ambiente mais aconchegante.

Segundo a Associação Brasileira do Drywall, usar o sistema implica em ganhar até 5% de área útil interna nos ambientes, quando comparado com a construção tradicional. A associação ressalta que o aumento do espaço interno se deve à espessura das paredes de Drywall, que pode ter a partir de 7,2 cm, enquanto a estrutura de alvenaria tradicional ocupa de 15 cm a 25 cm.

Com mais espaço livre, pode-se ganhar mais flexibilidade no projeto e proporcionar mais conforto, além disso, permite-se a inclusão de mais cômodos, itens de decoração ou espaço livre para circulação de pessoas.

As paredes não perdem em resistência ou segurança, de acordo com a Associação. “Drywall traz ainda praticidade às construções por ser um sistema mais leve e demandar menor quantidade de material. E engana-se quem imagina que a espessura reduzida afeta a estabilidade da parede.”