HOSPITALAR 2019: O MELHOR REVESTIMENTO PARA LIMPEZA E MANUTENÇÃO

A limpeza e a higienização são fatores fundamentais em ambientes hospitalares para proporcionar um ambiente mais saudável e livre de qualquer agente causador de doença. Para cada tipo de ambiente requer uma técnica de limpeza específica e muitas vezes necessário até a contratação de profissionais para realizar esse tipo de trabalho.

Sempre pensando em zelar pela segurança de pacientes e profissionais da saúde, é fundamental seguir corretamente as regras de limpeza e desinfecção. Muitas doenças são causadas por agentes infecciosos e microrganismos que podem contaminar superfícies e equipamentos que são diariamente utilizados ou que tenham contato frequente com pacientes, familiares e profissionais.

Escolher o piso correto para um ambiente hospitalar é fundamental, pois além de estar de acordo com as necessidades específicas do ambiente e o que preconiza a RDC 50, é importante aliarmos a facilidade que cada revestimento traz para o ambiente.

O fator monolítico do piso vinílico em manta homogêneo e a sua durabilidade fazem com que seja um dos melhores revestimentos para esse ambiente. Por conta da sua superfície não porosa, ele é fácil de limpar e evita a propagação de fungos e bactérias. Além disso, são resistentes a água, por se tornarem impermeáveis, a fogo, riscos e manchas. Com capacidade de proporcionar conforto térmico, faz com que o leito de recuperação permaneça com uma temperatura agradável.

Uma outra grande vantagem do piso vinílico para ambientes hospitalares é o seu conforto acústico, para uma ótima recuperação é necessário que pacientes possam repousar em seus leitos sem nenhum tipo de incomodo, principalmente acústico. O piso vinílico proporciona mais silencio e evita que sons como de passos de pessoas e carrinhos médicos se propaguem, além de não ter a desvantagem de trepidar em rejuntes, o que causaria muito desconforto em pacientes, principalmente em pós-operatório.

Com relação a limpeza do piso vinílico com tecnologia IQ da Tarkett, é o único que possui a tecnologia de RESTAURAÇÃO A SECO e com SISTEMA DRYBUFFING, que com uma máquina na rotação indicada pelo fabricante e disco vermelho rubi da 3M, não causa nenhum dano ao piso, com economia de água, seladores e ceras. Com relação a aplicação de cera, em alguns pisos ela pode ser opcional ou não indicada.  O processo de lavagem do piso é o mesmo já utilizado pelos hospitais, com a vantagem de eliminar o processo de impermeabilização, com segurança.