OBRA SUSTENTÁVEL: STEEL FRAME É O SISTEMA DO FUTURO

Atualmente, a preocupação com relação as questões ambientes se tornaram um dos principais tópicos em muitas empresas e no setor construtivo não é diferente, como adaptar as construções atuais em construções mais sustentáveis que não agridem o meio ambiente?

Para agregar diversos benefícios e unir a sustentabilidade e economia, o sistema construtivo em Steel Frame é a melhor opção para quem busca essas vantagens. Muito utilizado em países como Japão, Estados Unidos e Argentina e em grande parte do continente Europeu, o Steel Frame vem ganhando espaço devido a suas vantagens e benefícios ecológicos.

Uma das grandes vantagens desse sistema construtivo é a sustentabilidade, por se tratar de uma construção à seco, não é necessário a utilização de água, diferente de uma obra em alvenaria que é necessário utilizar na preparação do cimento, revestimentos internos e externos e fundações. Com relação aos dois sistemas construtivos, o Steel Frame corresponde apenas a 1% de uso de água comparado aos outros tipos de construção.

Além disso, construir em Steel Frame trás as opções de trabalhar com produtos recicláveis. No caso, o aço da estrutura é um produto reciclável, podendo ser utilizado e reciclado inúmeras vezes sem perder suas funcionalidades. Outro produto que pode ser utilizado que é de origem reciclável são os painéis OSB, os painéis de madeira são produzidos com lascas pensadamente direcionadas e prensadas umas às outras e tratadas com química para que fiquem livres de cupins e mofo.

As chapas Gypsum Drywall são indicadas para montagem de paredes internas, em residências – casas ou apartamentos – e edifícios comerciais, como escritórios, fábricas, hotéis, hospitais e clínicas, escolas e universidades. As chapas Gypsum Drywall também podem ter características especiais, que fortalecem determinados atributos dos sistemas, como é o caso dos sistemas com as chapas Fortíssima de 15 mm, que oferecem resistência mecânica, acústica e de ação contra o fogo acima do padrão de exigência da Norma do setor, e que são indicadas para empreendimentos de alto padrão e que necessitam de maiores índices de desempenho.

Quando se constrói uma residência em sistema tradicional de alvenaria, o entulho com o restante de material não utilizado em obra é o principal fator de gerar lixo. Com o sistema Steel Frame, o indicie de desperdícios é baixíssimo que chega em torno de 1%, dependendo do tamanho da obra, mas em todo o caso o acúmulo em um canteiro de obra é praticamente zero.

Os produtos utilizados neste sistema construtivo, geram baixo emissão de CO2 no universo depois da obra concluída. O sistema emite menos gases na camada de ozônio comparado a construção em alvenaria, ajudando a não aumentar o efeito estufa. Optar pelo sistema Steel Frame, trás diversas vantagens que não são apenas em questões sustentáveis, mas também optar por uma construção mais moderna, tecnológica e conforto para quem escolhe morar em uma residência assim.