Programa que a RCervellini faz parte, o Tarkett ReStart, está na mídia!

Com o Titulo: “Plástico reciclado vira matéria-prima para a construção”, o artigo saiu no site da Globo.com, na coluna Valor Econômico!

 O conteúdo conta um pouco mais sobre o programa Tarkett ReStart da nossa fornecedora e parceira Tarkett, e o qual temos orgulho em fazer parte desde do seu lançamento em 2018. 

O subtítulo da matéria já diz muito sobre a importância deste programa:

“Fabricante de piso vinílico expande logística reversa e empresa produz madeira “ecológica” com plástico que seria descartado”


O artigo escrito por Ana Luiza Tieghi, de São Paulo, começa com os dizeres:

 

“Alguns materiais que imitam madeira e que podem substituir o seu uso dentro e fora de casa têm origem plástica, mas não por isso precisam ser mais poluentes. Além de evitar o corte de árvores, empresas do segmento tentam ser mais sustentáveis com programas de logística reversa e com a escolha da matéria-prima.

Desde 2018, a fabricante de pisos vinílicos Tarkett recebe de volta pedaços de pisos que sobraram das instalações e reinsere-os na sua cadeia produtiva, por meio do programa Restart. Até o ano passado, foram recolhidas 135 toneladas de sobras de pisos, que iriam para aterros sanitários, explica a gestora do programa, Vanessa Costa.”

Como citado na matéria, o programa que está ativo desde 2018, já reciclou mais de 135 toneladas, das quais, 66.000 kg, a metade do valor total foram orgulhosamente enviadas por nós da RCervellini. 

 

Tanto, que no dia 10 de agosto, nós da RCervellini tivemos o prazer enorme de receber a Vanessa Costa, gestora do programa ReStart, para nos entregar uma placa em reconhecimento desta nossa grande ação, que só foi possível graças a iniciativa da Vanessa e da Tarkett em iniciar este programa tão importante em nosso mercado!

E claro, sem esquecer quem está na linha de frente na realização deste programa, tudo também só foi possível graças aos nossos instaladores, que com muito orgulho também fazem parte deste ciclo produtivo, com um trabalho incrível de instalação, sempre atentos as sobras e a instalação impecável para não contaminar as peças com camada de adesivo utilizadas ou outros produtos das obras – o que pode inviabilizar a reciclagem dos pisos -.

Por isso nós da RCervellini não podíamos deixar nossos instaladores de fora deste momento tão importante, pois a iniciativa que começa com a gestão da Vanessa e a Tarkett, chega a nossos colaboradores e parceiros. Assim no dia 10 de agosto, quando fomos receber a placa de reconhecimento, realizamos um café da manhã para todos, com a intenção de agradecer a cada um que faz parte deste ciclo de economia circular tão importante em nosso segmento e para todo o mundo!

 

O artigo da globo segue trazendo mais informações, tais como:

“O material predominante nos pisos é o PVC, que leva até 400 anos para se decompor.

Costa afirma que, das placas e réguas de piso vinílico, de uso residencial, compradas para uma aplicação, cerca de 3% vão sobrar. Entre as mantas, de uso comercial, essa parcela pode bater 30%, a depender da paginação.”

Quer saber como funciona essa economia circular dentro do programa Tarkett ReStart em parceria com a RCervellini?

No artigo da Globo é relato mais detalhes sobre os materiais utilizados:

“Ristrum explica que a Reset utiliza três tipos de plástico na fabricação das peças. Um deles é o polipropileno biorientado (BOPP), usada em embalagens como as de salgadinho. Fraldas e tapetes higiênicos para animais de estimação, que são descartados ainda na produção, por falhas, e suas rebarbas, também são matéria prima para a madeira plástica.

Outro material são sacos de ráfia, usados na indústria e na agricultura para armazenar produtos. A Reset compra esses materiais diretamente das fábricas e de startups que fazem gerenciamento ambiental.

Os plásticos são compactados e, com adição de resinas e vernizes, se transformam nos blocos, que têm alta durabilidade e são usados em áreas externas, como em deques, pergolados, fachadas e móveis. “Vamos evitar a derrubada de 5,2 mil árvores e reciclar cerca de 2,6 mil toneladas de plástico neste ano”, afirma Ristrum.”

Outra questão abordada é que apesar do numero expressivo conquistado até então, esse é apenas o inicio, a RCervellini como revendedora faz parte desta ação mas podemos contar com muitas outras revendas e instaladores em um pais tão grande.

“O programa está em fase de aceleração e, segundo Costa, a dificuldade é conseguir a colaboração de revendedores e instaladores. Atualmente, 40 revendedores participam da iniciativa, em um universo de 1,3 mil. “Temos muito espaço para crescer.””

O artigo aborda muitas outras questões e você pode ler na integra clicando neste link: Plástico reciclado vira matéria-prima para a construção

A RCevellini é uma empresa que se preocupa com o mundo e por isso além do programa ReStart possuímos outras ações que podem impactar de forma positiva o meio ambiente e o mundo! Caso você queira saber mais sobre, entre nestes links:
RCiclável: Re. Inventar os hábitos juntos!

Em nossas redes também sempre abordamos essas questões, fiquem de olho! RCiclável nas redes.

A sustentabilidade é um dos principais pilares da RCERVELLINI e de seus fornecedores.
Mais do que fornecer produtos de qualidade atrelados com fornecedores sustentáveis, acreditamos que nossas ações podem mudar o ambiente onde estamos inseridos.