#rcervellinireponde – Precisamos falar sobre a importância de escolher perfis normatizados para sua obra

Você sabia que existem normas técnicas para produtos de drywall?

O sistema normatizado é o único que pode garantir a segurança de quem trabalha e utiliza os espaços construídos.

Existem lugares que comercializam esses produtos fora da norma técnica por um preço mais barato. Essa prática pode confundir os consumidores. Então,  antes de escolher onde comprar produtos para sua obra, é muito importante conhecer as normas de drywall e se certificar que a empresa de onde você pretende comprar atende essas regras.

Agora, vamos aos principais riscos que perfis fora de norma podem causar em uma obra.

  • Em primeiro lugar, a parte estrutural e estética podem ser afetadas com fissuras, deformações, trincas nas juntas e desprendimento das placas, trazendo risco aos profissionais, sem contar o grande transtorno causado por eles.
  • Quando os perfis não são normatizados, não existe precisão e padrão exato. Esses fatores impedem o encaixe e fixação perfeitos entre as peças, assim, a famosa gambiarra entra em ação e todo o conjunto perde suas características vantajosas.

Além da parte física, existem riscos judiciais com a possibilidade de penalização legal. A Associação Brasileira do Drywall e Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção) alertam que comercializar componentes para drywall não normatizados é crime.

A utilização na construção de perfis normatizados e certificados pelas normas da ABNT, é uma obrigação legal, cujo descumprimento está sujeito a rigorosas punições e sanções no âmbito administrativo, civil e criminal.

Como identificar se os perfis estão dentro ou fora da norma?

A forma mais prática é consultar o site da associação de drywall.

Acesse o site e sabia mais  – Clique Aqui

Lá, você encontra a lista com todos os fabricantes aprovados no PSQ. Se estiver com os perfis ao seu alcance, verifique se no produto encontram-se as seguintes informações e parâmetros:

  • Nome do fabricante;
  • Nome comercial do produto;
  • Dimensões da peça (espessura mínima final 0,5 mm);
  • Indicação do revestimento de Zinco (recobrimento de Z275 g/m²).

A melhor forma de garantir a segurança de uma obra com drywall e aproveitar todas as vantagens do sistema é utilizando perfis normatizados de acordo com a NBR 15217:2009.

Nós da RCervellini só trabalhamos com perfis que são produzidos e fornecidos segundo as especificações e requerimentos das normas correspondentes.

Garantimos aos nossos clientes a certeza de estar trabalhando de acordo com as regulamentações vigentes.