Tudo o que você precisa saber sobre piso em escolar.

A escola é um ambiente crucial para a formação dos indivíduos, visto que é onde passamos mais de uma década aprendendo sobre diversos temas. Por isso, é importante ter um espaço confortável para o aprendizado.

Um ambiente escolar de qualidade não é definido apenas pela excelência do ensino. Embora os professores desempenhem um papel fundamental, é importante que a estrutura física da escola esteja em sintonia com a proposta pedagógica.  

Seja instituições de ensino infantil, ensino médio ou superior, possuem uma variedade de ambientes para proporcionar conforto e estimular o aprendizado, interação social e criatividade.

Um bom projeto escolar é importante para o bem-estar e aprendizado dos estudantes, devendo ser funcionais, seguros e agradáveis.

Neste quesito é considerado os aspectos como iluminação, ventilação, acessibilidade, ergonomia e também abrange a escolha do piso adequado, pois ele pode fazer toda a diferença em um projeto.

Ele contribui para a identidade visual da instituição e formação cultural dos alunos, podendo impactar positivamente na experiência de aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.

Quais as principais características dos melhores pisos escolares?

Para garantir a segurança dos alunos, é importante escolher o revestimento adequado. Na sala de aula, é necessário um revestimento que não distraia os alunos, já que é um ambiente que requer muita concentração.

Resistência:

É importante considerar a resistência das peças, já que alunos e professores circulam constantemente pelo ambiente. Revestimentos resistentes devem ser escolhidos de acordo com o espaço em questão, desde a sala de aula, que deve resistir ao desgaste causado pelo movimento constante, até o pátio, que precisa aguentar a brincadeira e eventuais quedas de comida. A quadra esportiva exige um revestimento ainda mais resistente, com atenção especial à segurança.


Segurança:

É importante considerar a segurança e o conforto das peças. Para ambientes externos, é imprescindível o uso de pisos antiderrapantes. Já dentro das salas de aula, o conforto é um fator a ser considerado, sendo os pisos vinílicos uma opção que proporcionam maior conforto aos estudantes.


As cores:

A cor do piso da escola influencia psicologicamente as pessoas, pode ter um impacto significativo no ambiente de aprendizado, ajudando a criar um ambiente mais confortável e acolhedor para os alunos. Para cada escola e área específica, é necessário encontrar um equilíbrio ideal que leve em conta a composição das cores.  Nos pátios, cores mais próximas do branco ou cinza claro são mais indicadas, enquanto nas salas de aula a escolha depende do nível escolar. Cores mais fortes podem ser estimulantes para crianças, mas cores neutras são preferíveis para não tirar a concentração dos estudantes e oferecer conforto.

Pisos Vinílicos:

Saiba que os pisos vinílicos são uma excelente opção quando o assunto é piso escolar, tem grande variedade de cores, além de serem pisos resistentes e seguros quando falamos em alto tráfego de pessoas.

Se você está em busca do piso ideal para a escola, pode contar com o setor de obras da RCervellini.

Nós da RCervellini Obras presamos pela qualidade do ensino e oferecemos as melhores opções de pisos e revestimentos com o intuito de trazer todos os benefícios propostos dentro do ramo da arquitetura escolar.