Você sabe qual a diferença entre ciclofaixa e ciclovia?

A sustentabilidade é um dos principais pilares da RCERVELLINI, e através do atleta de ciclismo Adriano Cardoso apoiamos o uso da bicicleta para a prática de esportes e lazer.
O uso regular desse transporte causa impacto econômico, social e ambiental de maneira positiva a longo prazo.

Ao analisar todos os pontos em que o ciclismo está inserido em nossa sociedade, pedimos para que o atleta Adriano levantasse uma questão recorrente sobre o dia a dia do ciclista. A questão foi a seguinte:
Você sabe a diferença entre ciclovia e ciclofaixa?

esse ponto foi levantado pois se locomover pelas metrópoles brasileiras se torna algo cada dia mais difícil. Com o aumento do volume de veículos e o baixo investimento em transporte público, as bicicletas vêm se tornando uma alternativa cada vez mais possível e viável devido à ampliação das ciclovias e ciclofaixas nas grandes cidades. Hoje, São Paulo/SP possui a maior ciclovia/ciclofaixa do país e da américa latina, contando com 699,2 km no total.

A confusão é comum quando falamos sobre ciclofaixas e ciclovias já que as duas muitas vezes se mesclam nas cidades, mas é bem simples de entender.

As Ciclofaixas são as faixas sinalizadas na pista de rolamento e geralmente são pintadas em cores chamativas como vermelho. As ciclofaixas costumam ter tachões de sinalização (Tartaruga ou olho de gato) para delimitar o tamanho da faixa de rodagem da bicicleta, sem nenhuma separação física.

 

Já as Ciclovias, são espaços exclusivos de circulação de bicicletas. Essa via normalmente conta com a proteção de grades, blocos de concreto e balizadores, com a intenção de proteger os ciclistas dos veículos automotores. Ciclovias costumam ser construídas em locais de tráfego intenso como, vias expressas ou nas orlas das praias.

 

Previna acidentes, respeitar as leis de trânsito salva vidas!