A acústica de uma parede drywall é melhor? Por quê?

Sim, a acústica de uma parede drywall é melhor porque se trata de um sistema definido como “massa-mola-massa”, cuja eficiência acústica é superior à da alvenaria de blocos cerâmicos ou de concreto. E ainda pode receber elementos isolantes que potencializam essa propriedade.

Uma parede drywall é um sistema que a acústica define como “massa-mola-massa”, ou seja, é constituído basicamente por três meios que atenuam as ondas sonoras, cada um deles tornando-as menos intensas. Uma parede simples é composta por uma chapa de gesso (massa), um “colchão” de ar, que amortece e absorve a maior parte da onda sonora, quebrando sua intensidade (mola) e outra chapa de gesso (massa). É um sistema similar, por exemplo, às janelas acústicas, nas quais duas lâminas de vidro, separadas por um pequeno “colchão” de ar, proporcionam um isolamento eficiente.

O sistema drywall pode ser configurado de múltiplas maneiras visando a atender aos diferentes níveis de isolamento acústico exigidos pela Norma de Desempenho NBR 15575:2013. O número de configurações é muito grande, incluindo a escolha da largura dos perfis estruturais de aço galvanizado (48, 70 ou 90 mm), a forma de montagem da estrutura (simples, dupla ligada, dupla separada) e o número e os tipos de chapas de gesso para drywall fixadas de cada lado da estrutura. Com isso, podem ser obtidas paredes de altíssimo desempenho, como as das salas de cinema instaladas em todos os shopping centers brasileiros, todas em drywall.

E ainda há elementos que melhoram o desempenho acústico. O uso de lã mineral no interior da parede contribui para aumentar o isolamento do sistema e é obrigatório em algumas situações, como em paredes hidráulicas. Além disso, no perímetro da estrutura, deve ser aplicada a banda acústica. Trata-se de uma fita de espuma autoadesiva, que é colada na face dos perfis que fica em contato com as lajes superior e inferior, pilares e outras paredes. Além de impedir a passagem de som por alguma fresta entre o perfil e o elemento de contato, evita que a onda sonora que atinge a parede drywall seja transmitida à estrutura da edificação por vibração.

Fonte: Associação Brasileira do Drywall

 

Post Tags - ,