CURIOSIDADES: O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE CONSTRUÇÕES EM STEEL FRAME

O método construtivo em Light Steel Frame gera muitas dúvidas entre as pessoas. Por ser um método mais utilizado e conhecido nos Estados Unidos, no Brasil ele ainda é visto como novo e por essa questão sempre gera curiosidades no público.

A diferença de uma construção em Steel Frame para uma tradicional é sua matéria prima. Ao invés de utilizar madeiras, são utilizados o aço, tornando esse tipo de construção mais resistente e sustentável do que as construções em alvenarias.

QUAIS AS DIFERENÇAS PARA UMA OBRA EM ALVENARIA?

STEEL FRAME X ALVENARIA

Estrutura de aço  – Tijolos e Barros

Controle preciso em (mm) – Controle menos preciso (mm)

Alta tecnologia – Tecnologia ultrapassada

Limpa e sustentável – Muito lixo e entulhos de obra

Até 1% de desperdício – Até 25% de desperdício

Processo industrializado – Processo artesanal

Obra rápida –  Obra lenta

POR QUE A OBRA É MAIS RÁPIDA?

Porque o sistema construtivo é com alto nível de detalhamento dos processos das etapas e a mão de obra é especializada. Além disso, a estrutura metálica é produzida através de um processo industrial e assim que chega na obra já é feita a montagem em poucos dias. A rapidez acontecesse quando a obra se inicia, quando todas as compatibilizações e o planejamento da obra é colocado em prática, tudo garante que a obra aconteça até 3x mais rápida que uma obra tradicional.

POSSO FINANCIAR?

Sim, por ser uma obra com planejamento e cronograma mais assertivos isso torna uma vantagem na hora de se conseguir financiamento com o banco. O financiamento pode ser realizado da mesma forma que um financiamento de construção convencional, a única diferença é que os projetos apresentados ao banco são adaptados para os padrões de Steel Frame.

POSSO FURAR AS PAREDES?

Sim, você só precisa utilizar parafusos e buchas específicos para este tipo de imóvel que podem ser encontrados facilmente em qualquer lugar. O grande diferencial é que as buchas fixam direto na parede, fica muito mais fácil!

 O QUE POSSO PENDURAR NAS PAREDES?

As paredes em uma casa em Steel Frame são muito resistentes por conta da sua composição, que além da estrutura metálica conta com placas de OSB ( Oriented Strand Board – Painel de Tiras de Madeira Orientada) Um material composto por tiras de madeira organizadas em camadas cruzadas, altamente resistentes e rígidas, com isso, aguentam uma carga muito superior comparadas com as paredes de tijolos.

A CASA PODE SER LAVADA?

Pode sim! As casas com este método construtivo possuem em sua composição matérias resistentes a umidade, então neste caso cozinhas e banheiros recebem todo o preparo especial para este tipo de condições. É importante lembrar, que qualquer método construtivo deve receber mantas de impermeabilização para que não acontecesse nenhum problema futuro na construção.

A CASA É MUITO FRIA OU QUENTE?

As casas em Steel Frame não são nem quentes e nem frias, elas se comportam de forma que sua temperatura ambiente é mantida e tornando-a confortável. Casas construídas neste padrão chegam a ter uma redução em seu interior de até 5ºC em dias mais quentes e aumentam 5ºC em dias mais frios.

Isso só é possível pois graças a sua composição das paredes que além das placas de OSB possuem todo o seu interior a lã de PET, que proporcionam mais conforto térmico e acústico. Além disso, contribuem com o meio ambiente retirando cerca de 17 garrafas PET da natureza.

POR QUE O STEEL FRAME É POUCO CONHECIDO?

Porque as pessoas ainda optam pela alvenaria pois não conhecem o Steel Frame. A ideia que casas em tijolos são mais seguras e resistente cria o pensamento que outros métodos não são seguros. O Steel Frame veio para revolucionar o segmento de construção, trazendo uma melhor alternativa em construções.

 

Quer saber mais sobre construção em Steel Frame? Acompanhe todos episódios em nosso Canal do Youtube Está interessado em construir? Entre em contato conosco. Quer se especializar em montagem de Steel Frame? Oferecemos curso teórico e prático na unidade de Campinas. Acompanhe as próximas datas em nossa página.

Steel Frame: https://rcpisos.com.br/steelframe