HOSPITALAR 2019: COMO A ACÚSTICA DO AMBIENTE PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES

O silêncio é fundamental em um hospital, pois um ambiente calmo e confortável contribui para uma recuperação do paciente. Em um Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o silencio é extremamente essencial, pois neste caso as pessoas estão em um estado de saúde mais sensível.

Os ruídos causam diversos desconfortos para os pacientes, como apneia, hipertensão arterial, taquicardíaca e alteração no fluxo sanguíneo cerebral. Além disso, altera o ciclo “sono vigília” e causa estresse e intratabilidade no paciente, gerando desconforto.

Mas para garantir o conforto acústico em um ambiente hospitalar não é uma tarefa fácil, pois já em alguns casos o barulho vem de equipamentos que costuma causar desconforto. Além de geradores elétricos, caldeiras e compressores de ar, em hospitais ainda existem equipamentos médicos que também geram ruídos.

Além dos equipamentos médicos que geram barulho, os carrinhos que transportam medicação e refeição para os pacientes, macas, quando entram em atrito com o piso proporcionam barulho ao local.

Estudos comprovam que o silêncio em um ambiente hospitalar é revitalizador, trás paz, sossego e tranquilidade, elementos fundamentais para uma ótima recuperação. O silêncio possibilita a concentração indispensável para a execução do trabalho, minimiza os erros, diminui os riscos de acidentes, além de reduzir o nível de estresse.

Para minimizar os ruídos em um ambiente como este, aliados ao piso vinílico, uma solução são os forros mineral OWA, em especial o Humancare. Este produto é indicado para ambientes hospitalares e traz mais conforto acústico para o ambiente, esse produto oferece elevada performance acústica e resistência comprovada a fungos, bactérias e micro-organismo, proporcionando conforto para ambientes de saúde e áreas controladas.

O forro Humancare, está disponível em padrão branco com um suave véu de vidro e pintura com uma textura lisa. Além de atender a padrões estéticos e grande funcionalidade, o forro é fabricado com placa de pura fibra mineral com compostos naturais e livre de formaldeído.