PISO VINÍLICO X PISO LAMINADO: EXISTE DIFERENÇA?

Na hora de construir ou reformar a dúvida para escolher o melhor revestimento sempre surge. Com tantas variedades no mercado, a escolha o piso ideal pode se tornar uma tarefa difícil, mas afinal: Piso vinílico ou laminado tem diferença?

PARECIDOS MAIS NÃO IGUAIS!

Por mais que o revestimento aparentemente seja esteticamente parecido, o piso vinílico e o laminado são diferentes! A diferença está desde a sua composição até em seus benefícios que são proporcionados.

COMPOSIÇÃO

A composição dos pisos vinílicos são de PVC, carga minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já nos laminados, a composição é composta por derivados da madeira, como painéis de fibras com alta densidade, papel e melamina.

ACÚSTICA

Uma das maiores diferenças na hora de escolher o piso é o fato da acústica. O piso laminado por ser mais rígido propaga mais som, o famoso ‘’toc toc’’ ao caminhar. Para diminuir esse fator, é recomendável na hora da instalação adicionar uma manta acústica para que o barulho não atrapalhe o vizinho, no caso de apartamentos.

Já no piso vinílico, como é mais flexível tem uma melhor absorção acústica. No mercado é possível encontrar opções de pisos vinílicos com absorção ao impacto até de 15dB.

MANUTENÇÃO

Por se tratar de diferentes matérias, os laminados não podem ter contato com a água durante a sua limpeza, caso contrário pode ocorrer danificações como o estufamento ou apodrecimento do revestimento.

Em pisos vinílicos, os pisos colados podem ser lavados com água e detergente neutro, mas não é recomendado deixar a água sobre o piso por muito tempo, isso pode fazer com que as placas ou réguas descolem. Em pisos clicados, não é indicada a lavagem, apenas utilização de pano úmido e detergente.

FORMATOS

Os pisos vinílicos estão disponíveis em diversos formatos, como: manta, placas, réguas e outras formas geométricas.

Os formatos geométricos são modulares, ou seja, pisos em módulos que contêm junta seca (as emendas das peças ficam encostadas umas às outras). Já o formato manta é monolítico e a união das peças é feita com um cordão de solda ou adesivo específico, formando um produto único.  

Esse tipo de piso é indicado mais para segmentos hospitalares, que necessitam de mais cuidado e limpeza, mas a manta vinílica também pode ser utilizada em residências.

 TEXTURAS

As texturas dos pisos vinílicos podem ser diversas, dentre elas: rústica, lisa, hand scraped, saw cut e stone. Já os pisos laminados, estão disponíveis em formatos régua e placa e, assim como os vinílicos, possuem diversas texturas e cores que simulam madeira, concreto e pedras. 

O QUE ELES TÊM EM COMUM?

O conforto térmico com certeza é uma propriedade que os dois tem em comum, ambos são considerados atérmicos, tornando o ambiente mais aquecido em dias mais frios e mais frescos em dias mais quentes. Além disso, são produtos com longa durabilidade e de fácil instalação e manutenção, portanto são muito práticos de manter na correria do dia a dia.