Piso vinílico condutivo é essencial para ambientes hospitalares

O uso de piso vinílico condutivo é essencial para ambientes hospitalares porque ele assegura a dissipação de descargas estáticas evitando danos a equipamentos eletrônicos, além de proteger paciente e equipe médica.

Em entrevista ao site AECWeb, a arquiteta Juliana Khouri, especialista em soluções na área de saúde, explica que em centros cirúrgicos há uso constante de misturas anestésicas inflamáveis e de equipamentos médicos eletrônicos de alta precisão que podem causar o acúmulo de cargas elétricas pela fricção podendo afetar os resultados dos aparelhos cirúrgicos, queimar placas de processadores e ocorrer o risco de choque elétrico e até de explosão. Por isso, o uso de pisos vinílicos condutivos em salas de cirurgia e anestesia são determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com vasta experiência no fornecimento de revestimentos e soluções para ambientes hospitalares, a R Cervellini destaca dois pisos vinílicos condutivos: o IQ Toro SC, da Tarkett, e o OHMega EC, da Beaulieu.

Piso vinilico condutivo IQ Toro SC

O piso vinílico IQ Toro SC é um piso vinílico em mantas homogêneo e condutivo, com IQ PUR, que proporciona características de excelente resistência à abrasão e maior facilidade de limpeza. Sua avançada propriedade condutiva é resultado da adição de partículas de carbono em toda a espessura do produto, e também devido à sua base ser de carbono puro.

A tecnologia IQ PUR, desenvolvida pela Tarkett, e as matérias-primas utilizadas na fabricação do piso tornam o produto uma das melhores opções para áreas onde é necessário o controle da condutividade elétrica, como indústrias eletrônica e petroquímica, telecomunicações, indústria farmacêutica e alimentícia e instalações hospitalares como sala de cirurgia, anestesia e recuperação.

Outra vantagem desse piso vinílico condutivo é a instalação rápida e prática. Ele pode ser instalado com adesivo acrílico Decorfix® ou Globalfix®, e somente a fita de cobre necessita ser fixada com adesivo condutivo Trafix®, gerando maior economia na instalação. Disponível em manta, possui quatro opções de cores.

Piso vinilico condutivo OHMega EC

O OHMega EC é um piso vinílico homogêneo condutivo de última geração. Disponível em manta e com quatro opções de cores, apresenta alta resistência e por isso é indicado para ambientes de tráfego pesado que exigem controle da condutividade elétrica como centros cirúrgicos, laboratórios, UTIs e centros de radiologia.

Além de toda a eficiência na condutividade elétrica, o piso também possui avaliação e certificação de desempenho ambiental. É um produto 100% reciclável e fabricado com 25% de material reciclado. Também é um revestimento que apresenta baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC’s) proporcionando ambientes mais saudáveis.