MITOS E VERDADES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PISOS VINÍLICOS

A escolha do piso é uma etapa bastante importante quando se pensa em construir ou reformar. Neste caso, os pisos vinílicos sempre foram um forte aliado na decoração, pois eles podem estar presentes em todos os ambientes de casa, como: sala de estar, hall de entrada, cozinha, banheiros, quartos, entre outros. Com tantas opções no mercado, é normal surgir dúvidas e alguns mitos em volta disso. Confira algumas verdades e mitos a respeitos dos pisos vinílicos para não ter erro na hora de fazer sua escolha no mercado.

1 – PISOS VINÍLICOS SÃO FEITOS DE PVC?

VERDADE!

Os pisos vinílicos não são feitos de borracha, ele é feito de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Ele pode ser vendido em réguas, placas e mantas, tudo para se adequar em seu projeto.

2 – O PISO VINÍLICO PODE PEGAR FOGO FÁCIL?

MITO!

Os pisos vinílicos são produtos autoextinguíveis, ou seja, em caso de incêndio o produto não propaga a chama. É um produto seguro e pode ser utilizado em praticamente em todos os ambientes da sua casa ou empresa. Além disso, está de acordo com a classificação de reação ao fogo dos produtos de construção (NBR 16626).

3 –  O PISO VINÍLICO PODE SER INSTALADO SOBRE OUTROS PISOS?

VERDADE!

Sim! Os pisos podem ser instalados sobre outros pisos como: Cimento, cerâmico, pedra, mármore, granitos, Paviflex, mezanino, pisos elevados e pisos com calefação. Lembrando que alguns pisos precisam de nivelação e preparação antes da sua instalação, sempre procure por um profissional para que você receba todas as orientações necessárias.

4 – O PISO VINÍLICO NÃO PODE SER INSTALADO NA COZINHA?

MITO!

A cozinha é um ambiente que costuma ter mais circulação de pessoas e que constantemente está exposta ao contato com a umidade e alimentos, porém isso não impede de você instalar o piso na cozinha. Além de ajudar na limpeza, os pisos vinílicos na cozinha levam praticidade ao ambiente, pois não possuem rejuntes típicos dos pisos de cerâmicas que acumulam sujeira e gordura.

5- POSSO INSTALAR OS PISOS VINÍLICOS NO LAVABO?

VERDADE!

Para áreas molhadas como dentro do box o piso vinílico não é tão indicado, mas não é impossível. Para ambientes como o lavabo que a umidade é menor os pisos vinílicos podem ser instalados sem nenhum problema! Além de tornar o ambiente mais diferente e cheio de sofisticação, os pisos vinílicos são muito práticos na hora da limpeza.

6- OS PADRÕES DOS PISOS VINÍLICOS SÃO APENAS AMADEIRADOS?

MITO!

Existem pisos vinílicos que imitam madeira sim, e são os mais tradicionais, mas também existem os de cimento queimado, estampas, desenhos, padrões e até mesmo cores sólidas. É possível montar uma decoração incrível com pisos vinílicos, bastando escolher o modelo mais recomendado para o seu estilo de decoração. Existem pisos vinílicos que caem bem com decorações modernas, clássicas, exóticas, rústicas, minimalistas e até mesmo infantis.